terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lombo recheado


Eu adoro este lombo!! Para quem gosta do doce com o sal. Do contrário, terá que retirar a maçã da receita e confesso não saber qual será o sabor. Acompanha bem um purê de batata, arroz branco ou simplesmente uma salada de alfaces variadas com tomatinho.
Faça no seu Natal !!! Tenho certeza que irão adorar!!!. Se comprar um lombo inteiro, divida em dois ou até três para assar mais rápido.
Obs.: a foto está com palitos porque não fatiei tudo. Mas retire ao servir!!!!

Ingredientes

1 quilo, 1.200 gramas de lombo (é o que está na foto)
1 maçã ácida
1 potinho/bisnaguinha de patê de presunto comprado pronto em supermercado
Suco de 2 laranjas sem caroço
Bacon em fatias
Cebola
2 colheres de tempero condimentado (ver a minha receita no blog)
1/2 copo lagoinha de vinagre

Lave o lombo. Misture o vinagre com o tempero condimentado e a cebola picada. Deixe o lombo de molho de um dia para o outro. Tampe com papel alumínio e reserva na geladeira. Não faça furos nele.

Acenda o forno a 220ºC.

No outro dia, abra o lombo em 2 partes formando um grande bife mantendo-as três partes unidas. Passe o patê de presunto por toda extensão e por cima, acrescente a maçã descascada e fatiada fina. A maçã deverá ser colocada de comprido e não na transversal.

Enrole o lombo novamente, retornando ao seu formato original. Feche com palitos. Cubra com o bacon fatiado. Por cima, regue com o suco de laranja.

Leve ao forno para assar coberto com papel alumínio. Após 1 hora, retire o papel e deixe assar, regando de forma a ficar bem úmido. Leva em média 2 a 3 horas conforme o forno. Quando o bacon estiver corado, estará pronto.Fatie com uma faca elétrica de preferência, para não desmanchar e retire os palitos.

Aproveite o caldo, coe, volte para esquentar e acrescente um pouco de farinha (pouco mesmo) para dar uma engrossadinha. Sirva numa molheira para acompanhar.

Rendimento: 5 a 7 porções (depende do apetite!!!)



 

Omelete (Por Dico)


Aprendi esta maneira de fazer o omelete, fugindo um pouco do tradicional queijo/presunto ou de salsicha/queijo. Vi que é uma ótima maneira de aproveitar sobras e incrementar bem um prato único à noite. Alimenta, é saudável e de fácil digestão.
Este foi feito com carne de porco picadinha. Pode ser com frango, carne desfiada e até mesmo presunto mas é necessário incrementar com os demais ingredientes.

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de leite
1 cebola pequenina
1 dente de alho grande picadinho
5 tomatinhos picados (ou 1/4 de tomate picado sem semente)
Cebolinha
1 xícara de café de carne picadinha
1 pedaço pequeno de pimentão picadinho
2 fatias finas de queijo picadinho

Misture os ovos com as duas colheres de leite e reserve.

Refogue a cebola e o alho em uma colher de azeite numa frigideira média, antiaderente. Deixe dar uma fritada. Acrescente a carne e continue mexendo com uma colher de pau (não vá arranhar sua frigideira né). Adicione o pimentão, a cebolinha e tomatinho. Mexa mais um pouco para tomar gosto.

Acrescente o queijo. Misture e logo em seguida, acrescente os ovos. Movimente  a frigideira de forma a cobrir todos ingredientes e cobrir toda frigideira. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Ao verificar que o ovo por cima se encontra cozido, vire o omelete e deixe corar também.
Vire em um prato e um ótimo jantar!!!! Rende 1 porção.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Bolo de Milho (por Flávia Valeska)


Gosta de bolo? Milho? Café? Queijo? Então achou a receita certa o seu café da manhã, da tarde, da noite... Ou seja, para todos momentos!!! É uma delícia!

Ingredientes:
2 latas de milho verde
4 ovos
1 xícara (chá) rasa de óleo
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
15 colheres (sopa) de fubá (para angu)
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Acenda o forno em 180ºC.

Bater no liquidificador o milho com a água da lata. Acrescente os ovos, óleo e açúcar. Bata novamente. Com liquidificador ligado, acrescente o fubá aos poucos. Por último acrescente o fermento e bata mais um pouco.

Unte uma forma média com manteiga. Vire a massa. Levar ao forno em 180º C por 40 minutos.

Dica:
A massa fica um pouco mole. Pode acrescentar à massa pedacinhos de queijo minas, requeijão em pedaços ou coco ralado.

Tempero Caseiro


Que tal fazer seu tempero? É muito mais gostoso, saboroso e barato! Você faz o branco, tradicional com alho e sal e um super temperado para suas carnes, molhos, etc.
A cor do temperado varia de acordo com a cor do pimentão usado. Neste usei o vermelho (estava em oferta!!! kkkkk). Experimente. Faça diferente! Tenho certeza que irá gostar.

Tempero branco

Ingredientes:
500 gramas de alho descascado
500 gramas de sal
1/2 litro de óleo de soja

Bata no liquidificador o alho com o óleo. Despeje numa vasilha e acrescente o sal. Mexa para misturar e formar uma massa.


Tempero para carnes

Ingredientes
500 gramas de alho descascado
500 gramas de sal
1/2 litro de óleo de soja
3 pimentões
10 folhas de louro
1 pacotinho de orégano
2 pimentas malaguetas
2 colheres (sopa) cheias de cebolinha
2 colheres (sopa) cheias de salsinha
2 cebolas grandes
2 colheres de vinagre

Bata no liquidificador o alho com metade do óleo. Despeje numa vasilha e acrescente o sal. Mexa para misturar e formar uma massa. Reserve. Sem lavar o liquidificador, acrescente a outra metade do óleo e demais ingredientes. Bata bem. Incorpore na massa de alho reservada a massa de pimentão.  Misture bem até formar uma massa.

Armazene em vidros limpos, colocando papel alumínio e protegendo o bucal antes de tampar. Coloque em vidro pequeno o que for para uso diário. O restante, conserve na geladeira.

domingo, 30 de novembro de 2014

Bacalhau com Brócolis (por Rodrigo Sena)


Não nego meu amor pelo bacalhau...Embora muitos odeiem...Esta receita me dá água na boca e penso em fazê-la no Natal deste ano. Fugir um pouco do pernil, já que meu encontro em família é no dia 25 para um almoço. Estarão todos com "ressaca" das comidas tradicionais natalinas (que adoro também) do dia anterior. Fica a dica!!

Ingredientes:
1 kg de postas de bacalhau dessalgado
600 gramas de batatas
1 molho de brócolis japonês
Leite
Manteiga
2 colheres de sopa de maionese
1 cebola em rodelas
Queijo parmesão ralado na hora
Azeite.

Cozinhar e amassar as batatas, sem casca. Fazer um purê mole com o leite e manteiga (vocês sabem fazer purê, certo?). Acenda o forno em 210ºC.
Cozinhe o brócolis por 5 minutos em água quente. Em uma travessa, coloque bastante azeite ao fundo (formando uma crosta farta). Ajeite todas as postas de bacalhau. Acrescente os brócolis e por cima distribua o purê de batatas. Espalhe a maionese, o queijo parmesão ralado e as cebolas em anéis soltos.
Leve ao forno para gratinar e cozinhar o bacalhau. O tempo varia de forno para forno.

Conchiglione recheado (Por Flávia Valeska)


Quer complemento melhor para esta chuva? Uma massa quentinha, recheada, com um ótimo vinho e excelente companhia : a sua, do bem, da família, dos amigos. O recheio pode ser variado, a gosto. Já fiz com bacalhau (sou suspeita pois amo bacalhau), pode ser Margherita, com carne seca....deixa a imaginação fluir...Aproveita!!!

Ingredientes:
1 pacote de conchiglione
2 peitos de frango sem osso e pele (4 pedaços)
1 requeijão cremoso
1 lata de milho verde (o cozido a vapor é mais saboroso)
150 gramas de muçarela ralada
Manjericão
Cebola, alho, cebolinha, sal e caldo de galinha

Cozinhar a massa por 10 minutos em média. Deverá ficar al dente. Não pode ser muito cozida pois desmanchará. Cozinhar o peito de frango com um pouco de sal na panela de pressão. Refogar bem dando aquela crosta de fritura para dar um gostinho ótimo e colorido.
Após cozido, escorrer e desfiar. Circula na internet que basta esfriar, retirar a água e balançar a panela de pressão que o frango desfia sozinho. A Flávia disse que funciona.

Aqueça uma panela e refogue a cebola e alho. Acrescente o frango desfiado. Acrescente o caldo de galinha desmanchado em água quente. Acrescente milho verde, cebolinha e ajuste o sal se necessário. Deixe secar o molho mas mantendo uma umidade no frango.

Rechear os conchigliones, colocando-os num refratário. Acrescente uma colher de chá de requeijão em cada conchiglione. Salpicar a muçarela ralada em cada um acrescentando uma folhinha de manjericão.

Leve para gratinar em fogo quente por 15 minutos.

Pode ser tanto uma entrada como prato principal. Se quiser também, pode forrar o refratário com molho de tomate para dar uma encorpada ao prato.

Como entrada, considere 4 conchigliones por pessoa. Como prato principal, depende dos convidados comilões!!! rsrs

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Medalhão com Laranja


Eu adoro este medalhão!!! Primeiro, porque tem bacon. Segundo porque é assado na laranja...Vocês não imaginam o quanto é gostoso!! Ótimo para tira-gosto, ótimo para refeições..É muito gostoso...muito...Um detalhe: não faça medalhões grandes. Faça-os pequenos. Cuidado também para  não deixar torrar muito e ficar seco.

Ingredientes:
3 peitos de frango (que seriam iguais a 3 pedaços inteiros)
Bacon fatiado fino (1 caixinha é suficiente. Se quiser comprar pedaços e fatiar, precisa ser fino)
Caldo de 2 laranjas
Tempero de alho e sal.

Ligue o forno - fogo alto.
Pegue os peitos e pique em pedaços pequenos. Tempere com o alho e sal. Não coloque muito sal pois o bacon já tem a sua parte. Pegue os pedaços de bacon e enrole em cada pedaço de frango. Prenda com um palito.

Coloque num tabuleiro. Regue com o suco de laranja. Leve ao forno para assar. Abaixe o fogo para 210ºC e asse. Regue com o caldo formado, virando os palitinhos para entranhar a laranja. Deixe o bacon ficar bem tostado e sirva. Lambuze!

Rende 4 porções (24 medalhões, variando conforme o tamanho do peito de frango)

Torta de Nozes e Doce de Leite

 

É uma torta gostosa e doce, embora o biscoito Maizena quebre um pouco o doce de leite. Pode ser tanto feita com doce de leite de chocolate quanto doce de leite comum. Rende bem. Usar uma forma desmontável de 25 cm ou um aro próximo do tamanho.
Faça de um dia para o outro para dar firmeza e desenformar...

Ingredientes:
1 lata de doce de leite 800 gramas (gosto de usar Itambé) com chocolate ou não.
1 pacote de biscoito Maisena
1 pacotinho de creme de leite ( o de lata é muito)
75 gramas de açúcar refinado
300 gramas de nozes
Chantilly (uma caixinha, uso a Fleischmann)


Triture as nozes, reservando as mais bonitas para a decoração. Bata o doce de leite com o açúcar, numa batedeira até ficar fino o açúcar. Misture as nozes trituradas. Mexa bem. Forre o aro ou forma com papel alumínio nas laterais. Já coloque o aro no prato em que irá servir. Molhe os biscoitos, um a um, no creme de leite e forre o fundo. Coloque uma camada fina do doce de leite com nozes, de forma a cobri-los. Se for difícil espalhar o doce de leite, molhe a faca ou fundo de uma colher em água para espalhar o doce. Cubra com outra camada de biscoito. Serão 3 camadas de biscoito e 3 de doce de leite. A última será de doce de leite.

Cubra com papel filme e reserve na geladeira. No dia seguinte, desenforme. Bata o chantilly conforme instruções da embalagem. Decore com o chantilly e as nozes restantes reservadas.
Usei chantilly de chocolate mas fica mais bonito com o branco. O sabor não se altera.

Bom sabor!!!
 .

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Costelinha


Não existe coisa melhor....suculenta, bem temperada, com uma cervejinha, caipirinha, caipivodka...O segredo é ir cozinhando devagar, colocando pouca água de cada vez, deixando secar e dar aquela crosta na panela...o quê, afinal, dá cor a carne..Aproveite...

Ingredientes:
500 gramas de costelinha de porco (magra ou gorda... depende do seu gostar)
1/2 meio copo lagoinha de vinho tinto
2 colheres de Shoyu
2 cebolas fatiadas
3 dentes de alho picadinhos
Uma pitadinha de pimenta
Sal a gosto (1/2 colher rasa - café -)
3 colheres sopa de vinagre balsâmico
Óleo
Molho barbecue (compre um de marca boa)
Salsinha/cebolinha

Misture tudo, deixando uma cebola para o final do cozimento. Deixe tomar gosto de um dia para o outro. Ficará mais gostoso mas se não for possível, tempere e faça.Se quiser, pode temperar e guardar no freezer para uma época oportuna. Coloque em um saco plástico para freezer, juntamente com o tempero.

Coloque um pouco de óleo numa panela de fundo grosso (se tiver de pedra, melhor ainda). Acrescente as costelinhas sem o caldo/temperos. Deixe fritar bem em fogo médio. Quando estiver frita, com aquela borra na panela, acrescente o tempero líquido (que ficou de molho). Acrescente um pouquinho de água. Mexa. Tampe e deixe cozinhar até secar a água. Secando, mexa e coloque mais água. Faça isto até estar totalmente cozida. Acrescente a cebola reservada, em fatias. Elas ficarão morenas, com uma cor de caramelo linda.
Retire da panela, acrescente cebolinha/salsinha picadinha. Sirva com molho barbecue e geléia de pimenta. Aproveite!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pão Pizza


Lanche rapidinho para o fim de noite. Tem gostinho de pizza por causa do orégano e catchup. Coloquei tomadinho e azeitona por cima por gostar. Mas se não quiser, é só o recheio com o pão de forno. Bom lanche!!!!

Ingredientes

4 fatias de pão de forma sem casca partidas ao meio (pode partir em 4 se assim quiser)
6 colheres  (sopa) cheias de queijo ralado muçarela (com queijo prato fica mais gostoso mas se não tiver, pode ser muçarela).
1 colher (sopa) catchup
Orégano
1 colher (sopa) manteiga

Misture o queijo, catchup, orégano e manteiga. Passe a mistura sobre o pão de maneira farta. Leve ao forno para assar. O cheirinho pela casa é uma delícia e o estômago agradece!!!
Serve 2 pessoas.

Peito de Frango Recheado e Croquete de Mandioca


Fiz este peito de frango apenas com presunto e queijo por ser do gosto do meu filho. Mas você pode variar e muito!!! Pode colocar espinafre, milho, palmito, tomates.. Ou seja, o que você gostar!!!
O acompanhamento é Croquete de Mandioca que darei a receita também em conjunto. Faça uma saladinha e bom almoço!

Peito de Frango Recheado (2 pessoas)

Ingredientes
1/2 peito de frango sem osso e sem pele
Presunto
Queijo muçarela
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de farinha de rosca
2 dentes de alho e sal
Azeite
1 colher (sopa) de Maionese
Orégano

Abra o peito de frango em um corte lateral e fundo. Pegue 1 dente de alho e amasse com um pouco de sal. Esfregue dentro do peito de frango e deixe-o lá. Coloque o recheio desejado e feche com palitos.

Misture a maionese com o outro dente de alho amassado, sal e orégano. Esfregue sobre o peito de frango por cima. Pegue papel alumínio e  coloque o peito no meio do mesmo. Regue com um fio de azeite. Enrole, fechando e fazendo tipo um papelote fechadinho e leve para assar. A água que desprende na assadura faz com que cozinhe de forma suculenta e úmida.

Ao perceber que já está cozido (30 a 40 minutos, conforme o forno), abra o papelote. Misture a farinha de rosca com o queijo ralado e passe o peito de frango nesta mistura. Retorne ao forno para agora, dourar e ficar crespo, torradinho.

Ao estar no ponto desejado, retire e fatie para servir. Retire os palitos.

Croquete de Mandioca

300 gramas de mandioca cozida com sal e amassada (ou passe pelo espremedor)
1 ovo pequeno
Cebolinha
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de queijo ralado
1/2 cebola pequena picadinha

Misture tudo. Prove o sal. Acrescente mais se necessário. Faça os bolinhos e frite.



domingo, 9 de novembro de 2014

Biscoitinho de Queijo


Sabe aquela minha receita de pão de queijo? Pois a base é a mesma!! Com duas pequenas mudanças em ingredientes para fazer este biscoitinho de queijo assado...Ficou muito, muito gostoso!!! Vou repetir a receita com as alterações para você ganhar tempo!

Ingredientes:
1 pacote de polvilho doce (uso sempre o de marca Marinez)
3 copos de leite (de requeijão como referência)
1/2 copo com óleo (o mesmo de requeijão)
1/2 copo com banha de porco (aproveita se tiver sobra de algum torresmo frito)
4 ovos
1 colher (sopa) de sal
400 gramas de queijo curado ralado

Colocar o polvilho numa bacia - com um bom espaço - para sovar a massa. Ferver o leite com o óleo, banha e sal (cuidado pois ferve num minuto e entorna). Derramar aos poucos sobre o polvilho, escaldando-o. Com uma colher, mexer de forma a esfriar um pouco para então, por a mão na massa. Ir misturando com os dedos a massa e sovar. Após a massa estar lisa e de morna para fria, acrescentar os ovos. Misturar a massa até ficar lisa novamente. Acrescente o queijo ralado.
Unte a mão com óleo e enrole de comprido. A mão untada é fundamental. Asse em forno quente (ligar 15 minutos antes em 250ºC). Ao colocar os biscoitinhos, baixe para 210ºC. E deixar assar.

Paozinho Rápido


Um lanchinho rápido...Aproveite o pão de sal fatiando-o ou se for mini, abrindo-o ao meio. Uma maneira diferente para o café da manhã ou a tarde. Este tem no recheio muçarela e presunto mas você pode colocar outros ingredientes. Experimente colocar tomate picadinho, muçarela e orégano, por exemplo. Fica uma delícia também!!

Ingredientes:
Paozinho de sal
Requeijão
Muçarela
Presunto

Abra o pãozinho ao meio. Passe requeijão em cada metade. Pique a muçarela em pedacinhos. Faça o mesmo com o presunto. Misture os dois. Coloque sobre cada pãozinho uma porção generosa e leve ao forno quente. Quando o queijo derreter e o pão estiver torradinho, retire. Coma quentinho com um bom suco!

Geléia de Bacon com Pimenta (por Alê Gonzaga)


Quer algo diferente? Que tal uma geleia deliciosa para comer com torrada, pãozinho ou em sanduíches? Fica gostoso também com carne. Dura 1 semana guardada na geladeira.
Bom lanche!!!

Ingredientes
500 gramas de bacon em cubinhos
1 cebola grande picada
60 gramas (1/3 de xícara chá) de açúcar
1 colher (chá) de páprica picante
1 pitada de pimenta calabresa
60 ml (4 colheres de sopa) de vinho tinto ou vinagre
4 colheres de sopa de água
1 colher (chá) de sal

Numa panela coloque o bacon. Ligue em fogo médio a baixo para retirar a gordura do bacon. Depois de 15 minutos, desligue e retire da panela. Reserve 2 colheres de sopa da gordura e despreze o restante. Na mesma panela, retorne com as duas colheres da gordura de bacon. Fogo alto, adicione a cebola e deixe dourar. Retorne com o bacon.
Adicione os outros ingredientes: açúcar, páprica, pimenta, sal, vinho ou vinagre e a água.
Mexa um pouco e deixe tudo cozinhar um pouco até que fique com consistência de geléia.
Coloque em um recipiente com tampa.

Fritada de Batata (por Simone Matias)


Receita diretamente do Tempero de Família. Esta foi feita numa omeleteira mas é para ser feita normalmente numa frigideira. Rápida e fácil de fazer. Muito saborosa!!!

Ingredientes:
3 batatas
8 ovos
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Cheiro verde

Fatie as batatas em rodelas finas e cozinhe no azeite, temperando com sal e pimenta. Bata os ovos com um garfo, coloque o cheiro verde e em seguida, as batatas cozidas. Misture bem, mas com cuidado para não quebrar a batata.
Leve a mistura para uma frigideira quente,  em fogo baixo, com um fio de azeite usado no cozimento das batatas. Quando o ovo estiver cozido, vire para dourar o outro lado. Sirva em seguida.

 

domingo, 26 de outubro de 2014

Biscoito de Polvilho - Salgado e doce (por Vivian Inojosa)


Ah!!!Como queria ter feito hoje este biscoito! Mas não deu..então, repasso esta delicia familiar de geração a geração...Façam...aproveitem o tempinho chuvoso!

DE SAL
Ingredientes
500 gramas de polvilho azedo
3 ovos
1 xicara (chá) de óleo
1 xicara  (chá) de leite
sal a gosto

Em uma bacia coloque o polvilho. Ferva o leite com o oleo e o sal. Escalde o polvilho, esfarelando até se tornar uma farofa. No mesmo processo de um pão de queijo. Sove até soltar da bacia e das mãos. Prove o sal. Um pedacinho de massa crua não faz mal a ninguém.
 
Enrole no formato em que desejar. Sugiro em palitos. Se estiver mole demais, coloque um pouco mais de polvilho (pode acontecer se os ovos forem grandes). Se estiver seco, acrescente 1 ovo (pode acontecer se os ovos forem pequenos).
 
O ponto do biscoito : a massa ficará lisinha, a bacia ficará limpinha sem nenhuma massa grudando.
 
Coloque a gordura para esquentar. Espirra um pouco mas bem pouco. A panela pode ser tampada neste momento. Fogo alto no principio e vá abaixando aos poucos para concluir a fritura.

DOCE
Ingredientes
500 gramas de polvilho doce
4 ovos
1 xicara (chá) de óleo
1 xicara (chá) de açúcar cristal rasa
 
Misturar bem os ovos com o açúcar e óleo. Despejar o polvilho. Neste biscoito, a massa é mais pesada do que a de sal, por  isso, força nos bracinhos!!!!
 
A massa vai ficar lisinha soltando das mãos e da bacia. Muito cuidado com o açúcar, achando que está pouco doce e colocar mais. Se exagerar pode encharcar.. Faça as argolinhas e frite.
 
Se quiser mais quantidade, use 600 gramas de polvilho e 6 ovos.
 
Obs.: as duas massas permitem correção após a primeira leva de fritura. Pode regular o sal, o doce.
 

domingo, 19 de outubro de 2014

Torre de Panqueca Verão


Adoro esta receita nos dias de calor. Refrescante, prato único, leve, saborosa e rápida. O recheio fica a seu gosto. Panqueca é mais diversificada para outros pratos do que você imagina! Este foi o meu almoço hoje!

Ingredientes:
1/2 abacaxi
2 colheres (sopa) de açúcar
Picar o abacaxi em pedaços pequenos e fazer um doce. Reservar para esfriar.

Tomates picadinhos sem semente
Palmitos picadinhos
Azeitonas picadinhas
Cenouras raladas finas
Frango desfiado picadinho
Reserve.

Maionese

Massa panqueca:
2 xícaras (Chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
2 ovos

Faça as panquecas (finas) reservando para esfriar. Esta massa serve 2 torres de panqueca iguais a da foto. Coloque uma panqueca no prato de servir. Acrescente o doce de abacaxi cobrindo toda superficie. Coloque outra panqueca e comprima um pouco com a mão. Passe uma fina camada de maionese. Coloque o tomate sempre cobrindo toda superfície. Panqueca. Comprima. Maionese. Palmito. Panqueca. Comprima. Maionese. Cenoura. Panqueca. Comprima. Maionese. Frango. Panqueca. Maionese. Decoração a gosto.
Deixe por 10 minutos na geladeira antes de servir.

Obs.: utilizei uma frigideira pequena para fazer as panquecas. Mas você pode fazer do tamanho que desejar: mini (individuais) ou grande. Em substituição ao frango pode ser carne desfiada, presunto picadinho, peito de peru. Como disse, é o que você gostar!!

domingo, 12 de outubro de 2014

Bolinho de Arroz


Uma boa opção para as sobras de arroz. Faço com ele novinho também. A variação de sabor fica por sua conta! É muito gostoso, rápido e acompanha bem como um tira gosto ou complemento no almoço!

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal (uma pitada)
1 colher (sopa) de requeijão (opcional)
3 fatias de presunto picadinho
2 fatias de queijo picadinho
1/6 de pimentão vermelho picadinho
1 dente de alho picado
1/2 cebola pequena picada
Salsinha e cebolinha a gosto

Coloque metade do arroz no liquidificador ou triturador de alimentos. Acrescente o ovo, o alho e a cebola. Bata. Vire em uma bacia e acrescente os demais ingredientes inclusive a outra metade do arroz não batida,. Misture bem com uma colher. Se achar que está muito mole, coloque um pouco mais da farinha. Mas cuidado pois a massa não é dura, encorpada. Ela é unida pelos ingredientes (foto abaixo).
Moldo os bolinhos utilizando o garfo. Se quiser, molde com a mão, fazendo bolinhas ou em formato de croquetes.



Obs.:
 Coloque o que tiver em casa para dar um gostinho diferente a cada vez. Só não coloque ingredientes que geram água (como o tomate) em excesso. Já fiz com frango picadinho, sobras de arroz de forno, carne desfiada, cenoura, milho...deixe a sua imaginação fluir!!!:

domingo, 5 de outubro de 2014

Galinhada (por D. Jacira)



Uma dificuldade conseguir a receita!!! Mas hoje sentei com ela e fui anotando. Aí está a famosa Galinhada! Acompanha muito bem um tutu de feijão...Há pessoas que fazem com a galinha inteira. Esta é com o peito e o arroz soltinho..

Ingredientes:
5 medidas de arroz
2 quilos de peito de frango
Açafrão
Meia cabeça de alho
Cebolinha
Salsinha
2 tabletes de caldo de galinha

Pique o peito de frango em pedaços generosos. Tempere com seu tempero de casa normal. Frite bem os pedaços e reserve.

Refogue o arroz com a meia cabeça de alho picadinha. Misture também o açafrão (1 colher de sopa). Se gostar de arroz mais amarelinho, coloque mais. Fica a seu gosto. Desmanche os tabletes de caldo na água fervente. Coloque a primeira água do arroz. Espere secar. Desligue.

Retire 2/3 do arroz e coloque numa vasilha. Acrescente 1/3 do frango. Coloque metade do arroz reservado. Acrescente metade do frango reservado. Acrescente o restante do arroz e o restante do frango.

Volte a cozinhar o arroz em fogo baixo. Coloque mais água com caldo de galinha e deixe cozinhar. Deverá ficar soltinho o arroz. Se gostar de mais empapado, deixe cozinhar mais.
Prove o sal e coloque mais ou pimenta se desejar.

Por cima, quando pronto,  coloque cebolinha e salsinha ao servir.

Bacalhoada (por Marcus Vinicius - MVHO)


Receita recomendada e pedida pelos amigos...Fácil de fazer e como diz o Marcus, acompanha super bem uma cerveja enquanto prepara!!

Ingredientes:
5 tomates cortados em rodela
3 cebolas grandes cortadas em rodela
1 cebola pequena picada batidinha
2 pimentões em rodelas
3 dentes de alho socado
Azeitona verde a gosto
Azeitona preta a gosto
Azeite de Oliva extra virgem 0,5%
5 batatas grandes pré-cozidas em rodela
500 gramas de Bacalhau Morhua cortado a gosto e dessalgado

Pegue uma panela de pedra média. Coloque  azeite, regando bem (mais ou menos 1/2 copo).  Acenda e após aquecida, coloque o alho e a cebola batidinha para dourar. Abaixe o fogo e comece a fazer camadas: cebola, tomate, bacalhau, batata e pimentão. Se quiser, as azeitonas podem entrar na camada ou só por cima. Fica a gosto. Regue com mais azeite.
Repita as camadas até finalizar os ingredientes. Tampe para cozinhar em fogo baixo. Não coloque água pois os alimentos liberaram seus sabores.
Prepare seu vinho ou sua cerveja, faça o arrozinho branco ou purê e boa diversão!!!
 


domingo, 28 de setembro de 2014

Torta de Morango e Amora


Gosto da amora pelo azedinho proporcionado! Mas se for difícil achar, use apenas morangos..A mistura de doce com azedo é uma delícia!!

Ingredientes:
Biscoito champagne
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite gelada (sem soro)
3 caixinhas de morango
1 caixinha de amora
1 sachê de gelatina sem sabor
Açúcar
2 caixinhas de chantilly
1 lata de guaraná

Use uma caixinha de morango picada levada ao fogo com uma 1 xícara (chá) de água, 4 colheres (sopa) de açúcar por 30 a 45 minutos. Reserve para esfriar.

Molhe o biscoito champagne no guaraná e cubra o fundo do refratário. Vire apenas os morangos cozidos no açúcar sobre o biscoito. A calda deverá ser desprezada. Reserve.

Bata no liquidificador meia caixa de amora (escolha as melhores para a decoração) e uma caixa de morango (escolha os melhores para a decoração) com uma xícara (chá) de água e 3 colheres de açúcar. Vire metade em uma vasilha e reserve.

Com a outra metade no liquidificador, coloque o leite condensado e o creme de leite. Bata. Hidrate a gelatina com 3 colheres de água quente. Misture e vire no liquidificador. Bata novamente. Despeje sobre o refratário forrado com os biscoitos e morangos.

Leve à geladeira para gelar. Em 15 minutos estará na consistência dura.

Bata as duas caixinhas de chantilly e coloque sobre a torta, decorando da maneira desejada. Utilize os morangos e amoras reservadas na decoração e complemente com o restante de frutas batidas no liquidificador. Se achar que é muito caldo, coloque num vidro o que sobrar, tampe e congele. Pode utilizar para decoração de outra torta no futuro ou usar como calda para sorvete.

Utilizei o refratário grande pois precisava fazer uma torta para 20 pessoas.

Torta de Maracujá


Para quem gosta do azedinho do maracujá, esta é a torta perfeita!!! Feita numa vasilha de pé alto e transparente ficará linda!!

Ingredientes:
Bolo de chocolate (faça um ou compre pronto)
1 lata de creme de leite gelada sem soro
1 lata de leite condensado
Suco de maracujá concentrado
Polpa de maracujá
Chantilly (caixinha pequena)
1 sachê de gelatina sem sabor
Açúcar
Maizena

Na vasilha desejada para servir, coloque o bolo em fatias finas ao fundo. Molhe com a mistura: uma xicara (café) suco de maracujá com uma xícara  (café) de água e 3 colheres de açúcar. Pode usar guaraná também se quiser. Reserve.

Bata no liquidificador o creme de leite, leite condensado e a mesma medida (lata) de suco de maracujá. 5 minutos. Derreta a gelatina com 3 colheres de água quente e vire no liquidificador. Bata novamente. Despeje sobre o bolo reservado. Leve a geladeira até endurecer.

Misture a polpa de maracujá com 3 colheres sopa de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Coloque para ferver. A parte, misture 1/2 xícara (chá) de água com 1 colher (sopa) de Maizena. Deixe engrossar um pouco e desligue. Reserve até esfriar.

Bata o chantilly. Decore a torta da maneira desejada e acrescente a calda reservada por cima. Nesta, fiz pequenos quadrados e no centro, inseri a calda. Use a sua imaginação!

O refratário utilizado neste foi o médio. Veja como ficam as camadas da torta.


domingo, 21 de setembro de 2014

Arroz de Carreteiro (por Rui Leal)


Adoro arroz de carreteiro...Já comi vários feitos mas nunca Vejam que delicia e facilidade para comer bem!!!

Ingredientes:
300 g linguiça defumada
300 g carne de boi (patinho ou contra filé)
200 g carne de porco (filezinho, lombo ou pernil)
200 g bacon magro
1 molho salsa
1 molho cebolinha
1 cebola média
5 copos lagoinha arroz
2 cabeças de alho
sal a gosto

Antes de começar, pique a linguiça em fatias bem fininhas e o bacon em cubos bem pequenos. Pique as carnes de boi e porco como se fossem para estrogonofe e tempere com sal. Pique a salsa e a cebolinha em pedaços de mais ou menos 2 cm. Triture o alho e corte a cebola batidinha.

Coloque o bacon na panela e quando começar a derreter, acrescente a linguiça e a carne de porco. Quando dourar, acrescente a carne de boi e deixe fritar tudo junto. Estando tudo frito, retire todos os pedaços da panela e, aproveitando a gordura, coloque o alho para dourar. Quando dourar, acrescente a cebola, a salsa e a cebolinha e deixe murchar.

Acrescente toda a carne novamente e o arroz. Deixe fritar tudo junto por 3 a 4 minutos e acrescente água fervente em quantidade suficiente para cozinhar o arroz.  O arroz vai cozinhar pegando a cor e o gosto de todos os ingredientes!

Rendimento: 8 porções bem servidas


Broa Cremosa (Por Rodrigo Sena)


Amo de paixão broa!!! Ainda mais se tiver um pedacinho de queijo e ela for úmida por dentro. Esta é deliciosa e super, super fácil de fazer!!! Nada melhor com um cafezinho.. Bom lanche! Ou um ótimo café da manhã!

Ingredientes
3 ovos
1 pacote de queijo ralado
3 xícaras (chá) de fubá mimoso
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de côco ralado
1 colher (sopa) de margarina

Acenda o forno. Bater tudo no liquidificador por 5 minutos. Acrescente uma colher (sopa) rasa de fermento em pó.
Unte a forma de bolo com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Vire a broa e leve para assar 30 minutos (média). Depende de cada forno. Verificar se está corada por cima e assada por dentro (enfiar o palitinho na massa e verificar se sai seco).

Croquete de carne


Fiz este aproveitando uma carne cozida que ocupava o meu freezer há mais de um mês. E ficou delicioso!!! Saboroso mesmo!! Fritinho por fora, macio e úmido por dentro!

Ingredientes:
400 gramas de carne cozida passadas num processador
1 cebola pequena
3 dentes de alho
Cebolinha (uma colher de sopa)
1 pimenta malagueta
1 ovo
2 colheres (sopa) farinha de pão
Farinha de pão

Coloque a carne numa vasilha. Reserve. Bata no processador a cebola, alho, cebolinha e pimenta. Misture na carne reservada. Acrescente o ovo e as 2 colheres de farinha. Misture bem tudo. Se ficar muito mole, acrescente mais farinha de pão (1 colher).
Faça os bolinhos no formato desejado. Gosto deles menores e redondinhos achatados. Passe pela farinha e pão. Frite em gordura quente.

Do tamanho que fiz, rendeu 20 bolinhos.

sábado, 13 de setembro de 2014

Docinho de Coco (por Juliana Duarte)


Comi deste docinho num chá de bebê (que está quase chegando!) Ele é simples e tão saboroso que não tem como deixar de fazer..Faça!

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) não muito cheio de manteiga
150 gramas de coco ralado ou em flocos (flocos fica mais saboroso). Se não conseguir o fresco, pode utilizar de saquinho.

Coloque em uma panela (de fundo mais grossa, tipo fundida) o leite condensado e a margarina. Misture o coco aos poucos. Acenda o fogo. Mexa sempre pra não grudar ao fundo da panela. Se colocar muito coco, poderá ficar seco. Mexer ate soltar do fundo da panela como o brigadeiro.
Virar num prato e deixar esfriar.

Enrolar e passar no açúcar. Pode ser passado também no coco.

Obs.: não precisa untar a mão com manteiga. A massa já tem bastante óleo por causa do coco.

Nhoque à Matriciana


Super fácil de fazer e mais fácil ainda de comer. É um dos meus pratos mais pedidos pela família...Gosto de fazer o molho abaixo mas já o fiz com de Atum e Ao Sugo. Fica a critério as variações de molho, ok?

Ingredientes:
1,5 quilos de batata cozida e passada no espremedor
6 colheres (sopa) de maionese
1/4 de colher (café) de sal
1 ovo
12 colheres (sopa) de farinha de trigo

Misturar tudo. Prove o sal e complemente se necessário. Reserve.

Molho:
1 pimentão (verde ou amarelo) picado grande. Fiz este com amarelo mas o verde dará uma mescla de cor mais bonita.
2 cebolas grandes
2 tomates grandes
200 gramas de bacon fatiados grande.
Todos os ingredientes acima devem ter o mesmo tamanho.
Molho de tomate (sachê)
Polpa de tomate

Frite o bacon. Reserve-o e na mesma gordura, refogue um molho de tomate de sua preferência. Acrescente uma pitada de açúcar refinado para retirar a acidez. Acrescente os pimentões, cebolas, tomates. Deixe ferver um pouco. Acrescente o bacon e a polpa de tomate. Veja se será necessário acrescentar toda a polpa ou apenas metade. Se você gosta de mais "molhado", faça com mais molho do que legumes. Prove o sal e reserve. Não deixar os legumes desmanchar. Precisam ficar al dente.

Pegue um refratário de médio para grande, coloque de duas a três conchas de molho ao fundo. Reserve.

Cozinhar o Nhoque:
Coloque uma panela grande com água para ferver. Enquanto ferve, pegue um saquinho de farinha de trigo ou açúcar ou algum resistente. Abra de um lado na totalidade e do outro lado, corte transversal a ponta do saco, fazendo tipo um saco de confeiteiro. O tamanho do corte transversal determina o tamanho do nhoque. Prefiro nhoque pequeno.

Com uma colher, coloque parte da massa dentro do saquinho. Reserve até a água ferver. Com a água fervendo, aperte o saquinho e a massa começará a sair no corte transversal. Com uma faca, corte o nhoque de forma que caia na panela de água quente (cuidado para não espirrar em você. Coloque o mais próximo possível da água). Vá cortando os nhoques até preencher o fundo da panela.
Assim que estiverem cozidos, eles sobem. Retire com uma escumadeira (com cuidado) e coloque
num escorredor de macarrão.

Repita o processo da massa na panela de água fervente. Enquanto cozinha, vire o do escorredor no refratário sobre o molho. E repita o processo até terminar a massa. A última camada deverá ser de molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno, tempo suficiente para derreter o queijo e dar uma fervidinha.

Pode parecer difícil num primeiro momento o "espremer o saquinho e cortar". Mas é uma questão de prática. Se sabe fazer na pia, enrolando, faça-o. O importante é a massa, super leve com o acréscimo da maionese.

Bolo Nananão (por Rui Leal)


Esse bolo é daqueles bons para fazer quando tem banana passando do ponto, já ficando pretinha. A casa inteira ficará cheirando a banana com canela! E o gosto... hummmmmmm

Ingredientes:
1 pote de 100g de iogurte natural ou 100 ml leite
6 bananas médias, de preferência nanica, pode ser prata
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó açúcar e canela para polvilhar

Amasse 3 bananas e junte todos os ingredientes acima (menos a canela e o açúcar que é para polvilhar por último). Misture a massa com um batedor de arame ou similar. Coloque em forma untada e enfarinhada. Pique as outras 3 bananas e espalhe por cima da massa.
Polvilhe açúcar e canela tomando cuidado para não colocar demais nas bordas porque o açúcar gruda da parede da assadeira e fica pretinho. Leve para assar em forno pré-aquecido em 200o.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Torta de Nozes com Chantilly



Veja que esta é a mesma receita da torta anterior (Torta de Nozes e Damasco). A diferença é que ao invés de colocar o creme de leite com chocolate derretido, utilizei chantilly batido. E decorei com um potinho de Danete e nozes, sem damasco.

Use a sua imaginação e comece a ousar também!


Torta de nozes e damasco


Uma variação para a tradicional torta de morango. Fiz com nozes por gostar da combinação com o doce de leite de chocolate e decorei com damasco para dar um contraste de sabor e cor.


Ingredientes:
1 bolo de chocolate pronto (faça a sua receita predileta ou faça um de mistura pronta ou compre um)
1 lata de doce de leite Itambé com chocolate (se a sua forma for pequena, a lata deverá ser pequena)
200 gramas de nozes
1 barra de chocolate amargo
1 caixinha de creme de leite
Leite adoçado com um pouco de açúcar.

Pegue sua forma de fundo falso ou lateral removível e forre o fundo com o bolo. Molhe-o com leite adoçado. Reserve.
Separe as nozes mais perfeitas para a decoração e triture as demais. Misture com o doce de leite. Reserve.
Aqueça o chocolate para derreter (em banho maria ou micro ondas) e acrescente o creme de leite. Reserve.
Pegue a forma com o bolo e acrescente o doce de leite com as nozes trituradas. Alise com o fundo da colher. Acrescente o creme de chocolate de forma a escorrer também pelas laterais. Decore com as nozes e damascos. Leve para gelar.

Obs.: nesta foto, reservei um pouco do creme de leite  e derramei sobre o chocolate de forma a criar um contraste de cor. Veja que esta receita não foge muito da Tortinha de morango. É apenas ir variando.

Bolo Bretão (por Ana Laura)


Eu fiquei com água na boca...só de imaginar o meu lanche de sábado com esta delícia...Convide as amigas e boa diversão! Pode convidar os amigos,  os filhos, os netos e os vizinhos também!!!


Ingredientes:
150 gramas de manteiga
140 gramas de açúcar refinado
3 gemas
1 gema para pincelar
250 gramas de farinha de trigo

Colocar a farinha numa tigela grande e acrescentar a manteiga em pedaços e o açúcar. Misturar com as pontas dos dedos, vagarosamente, até formar uma espécie de areia os três ingredientes. É preciso paciência.
Acrescentar as três gemas. As claras não serão utilizadas (sugestão: faça um suspiro com elas). Misturar bem até formar uma massa homogênea e encorpada.

Untar uma forma redonda e ir colocando a massa. Ela se coloca aos poucos e deve ir sendo amassada. Para isso é melhor uma forma menor. Acerte a superfície com as costas de uma colher e passe os dentes de um garfo sobre a mesma. Depois pincele com a última gema.

Assar em forno pré aquecido à 180º por até 35 min. Usar o truque da faca para saber se assou (enfiar a faca e verificar se saiu lisinha, sem nada grudado).
Deve estar completamente frio para desenformar. O ideal é comer 24h depois.

Obs.: a consistência é mais parecida com o de um biscoitinho/ rosquinha de nata que a de um bolo.

domingo, 31 de agosto de 2014

Taça de Sabor


Super fácil de fazer! Pegue um recipiente bonito, transparente e faça a sua! Pode variar com frutas também. Uma receita que se multiplica de acordo com seu desejo!

Ingredientes:
1 pacote de biscoito Calipso (ou algum outro que tenha um lado massa e outro chocolate)
6 bombons Sonho de Valsa ou Ouro Branco
Bolo de chocolate
1 lata de creme de leite com soro
1 tablete de chocolate amargo (180 a 200 gramas)
1 caixinha de Chantilly 
1 lata de guaraná

De posse do recipiente escolhido, forre o fundo com o bolo de chocolate em pedaços (pode comprar um pronto saboroso ou fazer algum de mistura, como Vilma, Santista e outros). Molhe com o guaraná para umedecer. Provavelmente não irá utilizar todo o guaraná.
Acrescente os bombons picados. Derreta o chocolate (em banho maria ou no micro-ondas) e acrescente o creme de leite com o soro. Misture bem. Derrame sobre os bombons.
Bata o chantilly (recomendo o Fleischmann) seguindo as instruções de embalagem. Coloque com uma colher, puxando-a de forma a fazer alguns picos ou desenhos desiguais.
Leve para gelar. Ao servir, acrescente os biscoitos Calipso, decorando.

Obs.: os bombons podem ser substituídos por morangos, cerejas, abacaxi em calda, pêssego em calda. Fica bem saboroso e pode utilizar as frutas na decoração juntamente com os biscoitos.

Carne cozida ao molho de cerveja


Conheci esta receita em Itambé/MG. Uma delícia para comer com pãozinho, como tira-gosto ou mesmo acompanhado de arroz e salada.  O sabor do caldo é sem igual! Experimente e depois me conte!

Ingredientes:
1 quilo de carne em cubos, temperada para cozinhar (a que você gostar: acém, músculo, chã de dentro, chã de fora e outras)
1 pacote de sopa de cebola
1 lata de cerveja Malzebier
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
Cheiro verde (cebolinha, salsinha)

Refogue na panela de pressão. Deixe secar a água natural e dar uma fritada. Acrescente a sopa de cebola. Misture. Acrescente a cerveja. Misture bem. Irá começar a engrossar. Acrescente água suficiente para cozinhar a carne. Deixe ferver por 10 minutos, destampada, para evaporar o álcool da cerveja.
Tampe e cozinhe. O tempo de cozimento irá variar conforme o tipo de carne. Abra a panela pelo menos uma vez durante o cozimento para garantir a quantidade de água. Como o caldo é grosso, precisa mexer para não agarrar no fundo da panela.
Estando cozida e ainda estiver ralo o caldo, ferver destampada até consistência desejada.


Lombo assado com Bacon e Cebolas (por Marcelo Silva)


Quando Marcelo começou a descrever a receita, tentei decorar. Amo lombo. E me disse que se fizesse e postasse sem ser o feito por ele me xingaria. Obriguei-o a fazer imediatamente. Para quem gosta de lombo, tem que fazer. E rápido! Muito gostoso!

Ingredientes:
1 peça de lombo (1,2 quilos na média)
Bacon em fatias finas
2 cebolas cortadas em fatias grossas
1 pacote de creme de cebola
1 xícara de café de cada: azeite, shoyu, molho inglês, mostarda e catchup
5 batatas lavadas com cascas partidas em 4

Ligue o forno a 200ºC.
Fatie o lombo (mais ou menos 1 dedo de largura) sem cortar até o final. Nos cortes feitos acrescente uma fatia de bacon e uma fatia de cebola.
Em um litro de água morna, acrescente o creme de cebola, azeite, shoyu, molho inglês, mostarda e catchup. Derrame sobre o lombo. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno (200ºC) por uma hora.
Retirar o papel alumínio, acrescentar as cebolas e cozinhar por mais 1 hora, regando sempre.

Obs.: O lombo pode ser substituído por pernil também.

domingo, 24 de agosto de 2014

Bombom aberto de Morango (por Cristiane Oliveira)


Há coisas na vida que o melhor é olhar, fazer e comer, comer, comer... Esta é uma delas!!!

Ingredientes:
2 latas de creme de leite gelado
2 latas de leite condensado
2 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 barras de chocolate amargo (180 gramas cada)
1/2 quilo de morango limpos sem cabo. Reserve alguns para decoração

Misture o leite condensado, as gemas e a manteiga. Leve ao fogo até formar um creme. Reserve para inclusive, esfriar um pouco.

Derreta o chocolate em banho maria (ou no micro ondas) e misture o creme de leite gelado sem o soro. Reserve.

Em uma travessa, coloque metade dos morangos picados. Acrescente o creme de leite condensado. Adicione a outra metade dos morangos. Cubra com chocolate derretido e decore com os morangos reservados. Divirta-se, sem culpa!

Bolo de Laranja vegano (por Alê Gonzaga)




Para os veganos! Mas para quem não é também pois não há como resistir!! Veja bem esta receita..

Ingredientes:
Massa
I xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
1 laranja inteira com casca
1 xícara de água
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Acenda o forno a 180ºC.

Corte a laranja em 4 e tire as sementes e parte branca (amarga). Bata no liquidificador junto com todos os outros ingredientes (menos o fermento). Acrescente o fermento e dê uma leve batida.
Despeje numa forma untada (manteiga e farinha de trigo) e asse aproxidamente por 30 minutos. Forno 180ºC. Ao esfriar, desenforme. Só então, faça a calda.

Calda
Caldo de 1 laranja
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até formar uma calda cremosa.
Despeje sobre o bolo desenformado num prato bem bonito para servir.

Linguine ao molho de camarão (por Rui Leal)

 

Receita rápida, prática para os amantes de frutos do mar. Faça também com mariscos e lula para variar. Hoje, feita apenas com camarões...Abra o vinho ou sua cervejinha e saboreie!!!

Ingredientes:
1 pacote de 500g de macarrão linguine
1,5 kg camarão sem cabeça, com rabo e casca
10 tomates cereja
1 molho de coentro
1 cebola grande
3 cabeças de alho
1 limão
Queijão parmesão em fiapos
Sal
Azeite

Tempere o camarão com limão e sal. Reserve.
Cozinhe o macarrão al dente. Lave o macarrão para não continuar cozinhando. Reserve.
Pique os alhos no moedor ou em fatias finas. Não pode socar. Reserve.
Corte a cebola batidinha e misture com o coentro picado miúdo junto com os talos. Reserve.
Corte os tomates cereja ao meio. Reserve.

Molho
Coloque o alho para dourar na panela com bastante azeite. Quando dourar (não deixar queimar), junte a cebola e o coentro. Regue com mais azeite. Quando a cebola começar a dourar, junte o camarão, mexendo com cuidado para não despedaçar. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar abafado por 10 minutos. No ponto correto, o camarão fica al dente, porém perfeitamente cozido. Neste ponto, junte os tomates, mexendo com cuidado para não desmanchar. Aumente o fogo e tampe a panela. Deixe por 1 minuto.

Montagem:
Intercale 1 camada de macarrão polvilhado com queijo ralado e 1 camada de camarão.
Monte 3 a 4 camadas. A última deverá ser de camarão. Se quiser, pode levar ao forno para gratinar por 3 minutos.

Rendimento: 6 pessoas normais ou 4 ogros (rsrsrs)

Bolo de Banana caramelizada (por Alê Gonzaga)


Imagina este bolo...saboroso demais para quem gosta de banana...Pode ser acompanhado com sorvete de creme.. Uma deliciosa sobremesa ou lanche da tarde. Imaginou?

Massa:
3 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
1 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento

Calda
1 xícara de açúcar
4 a 5 bananas (usei a caturra)

Ligar o forno a 180ºC.

Bata as claras em neve e reserve. Em outra travessa, bata as gemas com a margarina e o açúcar. Acrescente a farinha, o leite, o sal e o fermento, batendo sempre. Por último, misture as claras em neve bem devagar.

Coloque o açúcar numa panela e espere derreter. Acrescentar água para fazer a calda (cuidado pois espirra um pouco ao colocar a água). Fazer um caramelo igual a calda de pudim de leite condensado.

Colocar um pouco da calda na forma, de forma a cobrí-la com o caramelo. Acrescentar as bananas fatiadas ajeitando-as no fundo. Acrescentar o resto da calda.

Virar a massa do bolo e levar para assar em forno médio por 35 minutos aproxidamente. Temperatura: 180º

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bolinho recheado

 

Tenho a mania de ler receitas e depois fazer, misturando várias idéias. E sempre colocando de maneira prática para facilitar. Sou péssima para fazer bolos e quem sabe um dia aprenderei.... Compro massa pronta mesmo (normalmente Vilma) e capricho nos recheios. Hummmm...

Ingredientes:
1 pacote de massa Vilma para bolo - Chocolate
1 caixinha de chantilly para bater (uso da Fleischmann)
1 1/2 barra de chocolate amargo
1 lata de creme de leite sem soro e gelada
1 latinha de guaraná
Morango (pode ser outra fruta vermelha, abacaxi em calda)

Formas de bolinho ou de empada grande.

Unte as formas com manteiga e polvilhe farinha de trigo.Faça o bolo conforme as instruções na embalagem. Adicione nas forminhas, preenchendo 3/4 dela pois irá crescer e poderá derramar.
Leve para assar seguindo as informações da embalagem.Deixe os bolinhos esfriarem e desenforme.

Bata o chantilly na batedeira (se tiver dúvidas, veja as instruções na embalagem). Amasse metade dos morangos lavados (os mais feinhos) e misture na metade do chantilly. Reserve os demais morangos e o restante do chantilly.

Derreta o chocolate (no microondas ou em banho maria), picando-o pequeno para agilizar. Quando estiver derretido acrescente o creme de leite gelado, sem o soro. Misture bem.

Montagem:
Pegue o bolinho e corte horizontalmente tirando a parte de cima arredondada. Retire o miolo do bolo com delicadeza.Umedeça com guaraná por dentro, utilizando uma colherzinha de café. Acrescente uma colher de chocolate com creme de leite. Por cima, acrescente o chantilly misturado com morango. O bolinho deverá ficar cheio e recheado por dentro. Coloque a tampa novamente, fechando-o e voltando ao formato original.

Decore com uma colher de chantilly reservado, outra de creme de chocolate reservado. Pique o morango em quatro. Não retire o cabinho verde. Coloque sobre o chantilly. Deixe tomar gosto (o melhor é de um dia para o outro). E agora, coma!!!

Obs.: pode fazer também em bolos tamanho tradicional. O procedimento é o mesmo (foto abaixo).
                                                                
                                                                                              

Torta de Sal


Uma ótima pedida para fins de semana, lanchinho da tarde. O recheio pode ser bem variado utilizando-se o que tem em casa no momento. Só dois ingredientes no recheio são essenciais para ficar saboroso: cebola e queijo.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de pó royal
Leite até o ponto (o ponto é um creme grosso, espesso)
Óleo para untar
Recheio a gosto
Queijo ralado

Bater no liquidificador todos os ingredientes. O leite é acrescentado aos poucos para chegar nesse ponto citado. Coloque inicialmente uma xícara de chá de leite para bater e depois, vá acrescentando.
Unte uma forma ou tabuleiro pequeno com óleo. Acrescente o recheio sobre a massa e polvilhe com queijo ralado. Gosto de colocar as colheradas e sem molho de tomate.

O recheio dessa foto é mussarela, presunto, pimentão, tomate, cebola e azeitona. Tudo picadinho em quadradinho temperado com sal, molho de pimenta e regado com azeite, bem misturado.
E nessa foto a receita está dobrada pois foi realizado num tabuleiro grande.


domingo, 10 de agosto de 2014

Linguiça Caramelizada




Para dar um toque diferente à linguicinha padrão...Eu adoro!!

Ingredientes:
- 500 gramas de linguiça (a que você gostar) frita
- 1 garrafa de Cidra Cereser

Fatie a linguiça. Coloque-a numa panela e adicione a Cereser. Deixe ferver. De vez em quando mexa até começar a secar. Quando secar, mexa constantemente para o açúcar da Cereser envolver as linguiças fatiadas.
Se desejar, pode acrescentar cebolas, pimentão e uma pimenta amassadinha.