Ah!!!Como queria ter feito hoje este biscoito! Mas não deu..então, repasso esta delicia familiar de geração a geração...Façam...aproveitem o tempinho chuvoso!
DE SAL
Ingredientes
500 gramas de polvilho azedo
3 ovos
1 xicara (chá) de óleo
1 xicara (chá) de leite
sal a gosto
Em uma bacia coloque o polvilho. Ferva o leite com o oleo e o sal. Escalde o polvilho, esfarelando até se tornar uma farofa. No mesmo processo de um pão de queijo. Sove até soltar da bacia e das mãos. Prove o sal. Um pedacinho de massa crua não faz mal a ninguém.
Enrole no formato em que desejar. Sugiro em palitos. Se estiver mole demais, coloque um pouco mais de polvilho (pode acontecer se os ovos forem grandes). Se estiver seco, acrescente 1 ovo (pode acontecer se os ovos forem pequenos).
O ponto do biscoito : a massa ficará lisinha, a bacia ficará limpinha sem nenhuma massa grudando.
Coloque a gordura para esquentar. Espirra um pouco mas bem pouco. A panela pode ser tampada neste momento. Fogo alto no principio e vá abaixando aos poucos para concluir a fritura.
DOCE
Ingredientes
500 gramas de polvilho doce
4 ovos
1 xicara (chá) de óleo
1 xicara (chá) de açúcar cristal rasa
Misturar bem os ovos com o açúcar e óleo. Despejar o polvilho. Neste biscoito, a massa é mais pesada do que a de sal, por isso, força nos bracinhos!!!!
A massa vai ficar lisinha soltando das mãos e da bacia. Muito cuidado com o açúcar, achando que está pouco doce e colocar mais. Se exagerar pode encharcar.. Faça as argolinhas e frite.
Se quiser mais quantidade, use 600 gramas de polvilho e 6 ovos.
Obs.: as duas massas permitem correção após a primeira leva de fritura. Pode regular o sal, o doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário