sábado, 13 de setembro de 2014

Nhoque à Matriciana


Super fácil de fazer e mais fácil ainda de comer. É um dos meus pratos mais pedidos pela família...Gosto de fazer o molho abaixo mas já o fiz com de Atum e Ao Sugo. Fica a critério as variações de molho, ok?

Ingredientes:
1,5 quilos de batata cozida e passada no espremedor
6 colheres (sopa) de maionese
1/4 de colher (café) de sal
1 ovo
12 colheres (sopa) de farinha de trigo

Misturar tudo. Prove o sal e complemente se necessário. Reserve.

Molho:
1 pimentão (verde ou amarelo) picado grande. Fiz este com amarelo mas o verde dará uma mescla de cor mais bonita.
2 cebolas grandes
2 tomates grandes
200 gramas de bacon fatiados grande.
Todos os ingredientes acima devem ter o mesmo tamanho.
Molho de tomate (sachê)
Polpa de tomate

Frite o bacon. Reserve-o e na mesma gordura, refogue um molho de tomate de sua preferência. Acrescente uma pitada de açúcar refinado para retirar a acidez. Acrescente os pimentões, cebolas, tomates. Deixe ferver um pouco. Acrescente o bacon e a polpa de tomate. Veja se será necessário acrescentar toda a polpa ou apenas metade. Se você gosta de mais "molhado", faça com mais molho do que legumes. Prove o sal e reserve. Não deixar os legumes desmanchar. Precisam ficar al dente.

Pegue um refratário de médio para grande, coloque de duas a três conchas de molho ao fundo. Reserve.

Cozinhar o Nhoque:
Coloque uma panela grande com água para ferver. Enquanto ferve, pegue um saquinho de farinha de trigo ou açúcar ou algum resistente. Abra de um lado na totalidade e do outro lado, corte transversal a ponta do saco, fazendo tipo um saco de confeiteiro. O tamanho do corte transversal determina o tamanho do nhoque. Prefiro nhoque pequeno.

Com uma colher, coloque parte da massa dentro do saquinho. Reserve até a água ferver. Com a água fervendo, aperte o saquinho e a massa começará a sair no corte transversal. Com uma faca, corte o nhoque de forma que caia na panela de água quente (cuidado para não espirrar em você. Coloque o mais próximo possível da água). Vá cortando os nhoques até preencher o fundo da panela.
Assim que estiverem cozidos, eles sobem. Retire com uma escumadeira (com cuidado) e coloque
num escorredor de macarrão.

Repita o processo da massa na panela de água fervente. Enquanto cozinha, vire o do escorredor no refratário sobre o molho. E repita o processo até terminar a massa. A última camada deverá ser de molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno, tempo suficiente para derreter o queijo e dar uma fervidinha.

Pode parecer difícil num primeiro momento o "espremer o saquinho e cortar". Mas é uma questão de prática. Se sabe fazer na pia, enrolando, faça-o. O importante é a massa, super leve com o acréscimo da maionese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário