sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Costelinha


Não existe coisa melhor....suculenta, bem temperada, com uma cervejinha, caipirinha, caipivodka...O segredo é ir cozinhando devagar, colocando pouca água de cada vez, deixando secar e dar aquela crosta na panela...o quê, afinal, dá cor a carne..Aproveite...

Ingredientes:
500 gramas de costelinha de porco (magra ou gorda... depende do seu gostar)
1/2 meio copo lagoinha de vinho tinto
2 colheres de Shoyu
2 cebolas fatiadas
3 dentes de alho picadinhos
Uma pitadinha de pimenta
Sal a gosto (1/2 colher rasa - café -)
3 colheres sopa de vinagre balsâmico
Óleo
Molho barbecue (compre um de marca boa)
Salsinha/cebolinha

Misture tudo, deixando uma cebola para o final do cozimento. Deixe tomar gosto de um dia para o outro. Ficará mais gostoso mas se não for possível, tempere e faça.Se quiser, pode temperar e guardar no freezer para uma época oportuna. Coloque em um saco plástico para freezer, juntamente com o tempero.

Coloque um pouco de óleo numa panela de fundo grosso (se tiver de pedra, melhor ainda). Acrescente as costelinhas sem o caldo/temperos. Deixe fritar bem em fogo médio. Quando estiver frita, com aquela borra na panela, acrescente o tempero líquido (que ficou de molho). Acrescente um pouquinho de água. Mexa. Tampe e deixe cozinhar até secar a água. Secando, mexa e coloque mais água. Faça isto até estar totalmente cozida. Acrescente a cebola reservada, em fatias. Elas ficarão morenas, com uma cor de caramelo linda.
Retire da panela, acrescente cebolinha/salsinha picadinha. Sirva com molho barbecue e geléia de pimenta. Aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário