domingo, 27 de julho de 2014

Hamburguer (por Nara Van Petten)


Os que fazemos em casa sempre são mais saborosos!! Podemos ousar, inventar, colocar produtos frescos, incrementar a carne...E repetir a dose!!!

Ingredientes:
1/2 quilo de patinho moído (2 vezes)
50 gramas de gorgonzola
4 colheres (sopa) de creme de cebola
Sal se necessário
Pão de hamburguer
Fatias de queijo mussarela
Alface
Ovo
Batata frita

Misturar  a carne, o gorgonzola e o creme de cebola com uma colher ou no processador. Modelar em formato de hamburguer. Grelhar na frigideira (ou na fritadeira AirFryer tão comum hoje).
Sobrepor o queijo mussarela para derreter antes de retirar a carne. Abrir o pão. Se quiser, pode tostá-lo na frigideira com um pouco de manteiga. Colocar a carne, o ovo frito e o alface. Fritar uma batatinha e pronto! Saborear!

Bolinho de Bacalhau


Já vi bolinho de bacalhau com ovo, só com clara, com batata e com tanta outras coisas. Esta aprendi recentemente com minha tia Selma. Encantei-me com a facilidade e resultado final. Experimente!

Ingredientes:
200 gramas de mandioca cozida e amassada
200 gramas de bacalhau desfiado fino, sem espinho
Cebolinha
Óleo

Misture tudo. Molde com as mãos o formato desejado e frite em óleo quente.

Obs.: se quiser com mais bacalhau, acrescente mas não ultrapasse em muito a proporção para não abrir ao fritar.



Arroz de forno de Bacalhau (por Dico)

 

Para os Dia dos Pais, uma ótima opção!  O bacalhau num formato diferente, sem ser assado e sim, misturado com vários ingredientes saborosos. Aproveite!

Ingredientes:
1/2 quilo de bacalhau dessalgado e picado em cubos (se preferir lascas, tudo bem)
1 cebola em fatias finas
4 dentes de alho fatiados
1 tomate grande picado em cubos sem semente e casca
1 pimentão fatiado fino (da cor que preferir)
4 colheres (sopa) de azeitonas verdes fatiadas

2 medidas de arroz cru
1 cebola em cubos pequenos
2 dentes de alho picados pequenos
Óleo

1 lata de ervilha
2 ovos cozidos
Molho de tomate
Queijo ralado
Azeitona preta
Azeite

Refogue os 2 dentes de alho e a cebola em cubos pequenos no óleo. Acrescente 6 pedacinhos de bacalhau. Misture por alguns minutos e acrescente o arroz. Refogue normalmente, colocando um pouco de tempero. Não coloque muito pois o bacalhau já possui seu sal natural. Quando estiver pronto, reserve.
Em uma panela grande, coloque azeite e refogue os dentes de alho fatiados e acrescente o bacalhau em cubos. Deixe fritar e mexa para evitar dar água. Após 20 a 30 minutos em média, acrescente o tomate, o pimentão, 1/2 lata de ervilha, a azeitona verde e a cebola fatiada. Mexa mais um pouco.
Pegue a vasilha que irá servir. Deverá ser possível levá-la ao forno. Regue o fundo com um fio de azeite. Coloque metade do arroz. Coloque metade do bacalhau por cima. Misture os dois. Polvilhe com metade da ervilha reservada. Mais um fio de azeite.
Coloque a outra metade, reservando um pouco. Despeje o restante do bacalhau, cubra com o arroz reservado. Distribua o molho de tomate por cima do arroz e salpique o restante da ervilha.
Decore com ovos cozidos fatiados e azeitona preta. Salpique o queijo ralado e leve ao forno até derreter o queijo.

Caldo de abóbora com calabresa (por Alê Gonzaga)


Este caldinho combina com os dias frios, pela cremosidade e sabor...Vale a pena saborear com um pãozinho.. Delícia!!

Ingredientes:
1/2 quilo de abóbora ou moranga (pode usar com casca e tudo)
1/2 cebola cortada em cubinhos bem pequenos
3 dentes de alho bem amassados
1 cubo de caldo de carne
2 1/2 litros de água
1 colher (sopa) de azeite
2 gomos de calabresa (sem pele) em cubinhos
1 colher (café) de gengibre raladinho
Sal, pimenta calabresa e cebolinha a gosto

Em uma panela grande, cozinhe a abóbora com o caldo de carne na água até que esteja bem cozida e macia. Despeje esse conteúdo no liquidificador e bata para que vire um creme. Na mesma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Em seguida, acrescente a calabresa. Acrescente o creme, mexa, tempere com sal e o gengibre.
Deixe engrossar até chegar a seu gosto. Sirva e finalize com pimenta calabresa e cebolinha a gosto.

domingo, 20 de julho de 2014

Anéis de Cebola


Sempre procurei um boa receita de anéis de cebola. Os que fazia, ficavam com massa grossa, encharcavam. Hoje testei esta e foi aprovadíssima. Meu degustador mor (meu filho) aprovou! Realmente, ficou sequinha e de visual leve.

Ingredientes:
1 cebola grande fatiada não muito fina
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 copo (lagoinha) de cerveja branca
2 colheres (café) de Fondor para peixe
1 ovo

Fatiar a cebola, formando anéis e colocar em água fria. Bater os demais ingredientes no liquidificador/processador. Escorrer a água. Virar a massa na vasilha com os anéis de cebola. Misturar de forma a envolver todos.
Esquentar a gordura para fritar. Com o garfo, pegar cada anel e colocar na gordura quente (não muito para não queimar rapidamente). Escorrer em papel toalha. Servir.
Um ótimo tira gosto ou acompanhamento de carne vermelha.
Serve duas pessoas.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Caipi de morango e amora

 

Tenho duas caipivodkas de preferência: morango e amora / limão e kiwi. O macete é misturar frutas da mesma cor. Ex.: caju, abacaxi e manga (todas amarelas). Limão, kiwi e uva (todas verdes). Se ficar tontinha, é  porque misturou muitas frutas!!!

Ingredientes:
Vodka
4 morangos maduros
5 amoras maduras
1 colher (sopa) cheia de açúcar refinado
Gelo

Num copo grande, amassar os morangos, amora e açúcar com um socador. Colocar 1 medida de vodka. Se não possuir medidor de bebida, use a xícara de café. É praticamente igual.
Mexa bastante, bastante, de forma misturar bem. Acrescente 2 pedras de gelo e volte a mexer bem. Complemente o copo com bastante gelo. Mexa novamente e sirva.
Se gostar mais doce, acrescentar mais açúcar. Se quiser mais fraca, acrescentar bastante gelo.
Se possuir uma coqueteleira, é melhor ainda. Ao invés de usar o copo, faça todo o processo acima na coqueteleira e chacoalhe bem.

Pão de Queijo


Esta receita é antiga na família repassada por minha tia de Araxá, Cida. É rápida e saborosa. Experimente!!

Ingredientes:
1 pacote de polvilho doce (uso sempre o de marca Marinez)
3 copos de leite (de requeijão como referência)
1 copo de óleo (o mesmo de requeijão)
5 ovos
1 colher (sopa) de sal
1/2 queijo curado ralado

Colocar o polvilho numa bacia - com um bom espaço - para sovar a massa. Ferver o leite com o óleo e sal (cuidado pois ferve num minuto e entorna). Derramar aos poucos sobre o polvilho, escaldando-o. Com uma colher, mexer de forma a esfriar um pouco para então, por a mão na massa. Ir misturando, com os dedos, a massa e sovar. Após a massa estar lisa e de morna para fria, acrescentar 3 ovos. Misturar a massa até ficar lisa novamente. Acrescentar os outros dois. Misturar novamente. A massa deverá ficar lisa. Acrescente o queijo ralado.
Unte a mão com óleo e enrole do tamanho desejado. A mão untada é fundamental. Asse em forno quente (ligar 15 minutos antes em 250ºC). Ao colocar os pães de queijo baixe para 210ºC. E deixar assar.
Rende: 100 pães de queijo tamanho coquetel
Se for congelar, unte o tabuleiro, faça as bolinhas e coloque lado a lado, sem espaço entre elas. Tabuleiro completo (não colocar uma sobre a outra e sim, sempre ao lado), tampe-o com plástico e coloque-o no freezer. Quando estiver congelado (4h), retire, separe as bolinhas e coloque em saquinhos próprios para freezer.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bacalhau ao forno


Adoro fazer este bacalhau. Rápido, gostoso e simples. Basta um arrozinho e pronto! Feito um prato delicioso!

Ingredientes:
500 gramas de bacalhau dessalgado (deixar de molho de um dia para o outro, trocando a água no mínimo 3 vezes).
4 batatas grandes descascadas e fatiadas finas
3 tomates fatiados finos
3 cebolas médias fatiadas finas
2 pimentões verdes fatiados finos
2 ovos cozidos
Azeitona preta
Azeite de boa qualidade

Ligar o forno e aquecer a 220ºC.
Após dessalgar o bacalhau, retirar os espinhos, transformando em lascas. Colocar num pirex, em camadas: batata, bacalhau,cebola, tomate, pimentão e azeitona. Regar com azeite fartamente. Colocar nova camada. Regar com azeite (não economize). Normalmente, são duas camadas. Mas caso dê mais, repita a operação.
Cobrir com papel alumínio e assar por 1 hora. Dará água, normal dos ingredientes. Retirar o papel alumínio para a água secar e permanecer o azeite. Levará, em média, 30 minutos. Acrescentar os ovos cozidos fatiados e deixar assar mais 10 minutos. Servir.

Se quiser usar lascas vendidas em bandejas, deverá desalgar também mas o tempo será bem menor. Normalmente, 6 horas são suficientes. Cuidado para não perder o sabor e o sal totalmente. Dar uma provadinha num pedacinho antes para regular o tempo de dessalgue.

Bolinho de Milho


Está sem saber o que fazer para complementar um almoço ou jantar? Um bolinho é sempre bem vindo. O escolhido foi de milho. Mas utilizando a base, pode-se substituir o milho por couve ou presunto ou qualquer outro produto seco desejado.

Ingredientes:
1 lata de milho verde sem água
1 cebola pequena
5 colheres (sopa)  de farinha de trigo
1/2 copo de leite
1 colher rasa (café) de pó Royal (fermento branco)
1/4 colher rasa (café) de sal

Bater no liquidificador (ou triturador) 3/4 da lata de milho, cebola e leite. Virar em uma vasilha e acrescentar a farinha e sal. Coloque o restante do milho em grãos.Misturar bem. Se ainda estiver muito mole (observe o ponto na foto), acrescente mais farinha aos poucos. Misture bem sempre. Por último, acrescente o pó Royal. Misturar bem.
 Se desejar, pode colocar pimenta do reino.
Aquecer o óleo e fritar, colocando a massa em colheradas. A colher ideal é a de sobremesa.

Não deixar o óleo muito quente: ficará cru por dentro. Esta receita rende de 25 a 30 bolinhos.

Torta de chocolate e morango (por César Rabelo)





Impossível comer apenas um pedacinho...Faça quando não estiver de dieta!!! É uma torta de três camadas saborosas.

Creme branco
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
2 gemas
Levar ao fogo. Quando começar a ferver, engrossar com 2 colheres (sopa) de Maizena dissolvida em meio copo de leite.
Colocar em um pirex médio. Leve ao freezer.

Creme de morangos
1 caixa de morango limpo e picado em quatro
1 xícara de chá de açúcar refinado
1 envelope de gelatina sem sabor (pode usar a sem sabor vermelha)
Levar ao fogo baixo os morangos e o açúcar. Mexer e quando levantar fervura, acrescentar a gelatina hidratada em 5 colheres de sopa de água. Mexer novamente para misturar. Deixar esfriar um pouco.
Colocar sobre a camada de creme branco. Leve ao freezer.

Creme de chocolate
1 barra de chocolate de 160g de chocolate amargo. Caso queira, use ao leite.
1 caixa de creme de leite
2 claras batidas em neve
Dissolver a barra de chocolate em banho maria (ou no microondas. Cuidado para não deixar queimar). Misturar o creme de leite. Após estar homogêneo, misturar as claras em neve, calmamente e devagar, para não perder o aerado.
Colocar sobre a camada de morangos. Leve ao freezer.

Cada camada precisa estar congelada para inserir a outra. Não podem se misturar. A decoração é a gosto.
Manter no freezer ou congelador. Retirar 4 horas antes de servir, mantendo na geladeira.

Serve 10 pessoas.

Torta de Bis com sorvete de chocolate branco (por Cristiane Oliveira)

 



 Para saborear sem culpa...

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de maizena
1 caixa de Bis
1 pote de sorvete de chocolate branco
5 cerejas

Coloque em uma panela o leite condensado, a margarina, o chocolate e leve ao fogo brando, mexendo sempre até desgrudar em ponto de brigadeiro. Tire do fogo, misture o creme de leite e reserve.
Pegue um refratário, pique a maioria dos Bis, triturando. Reserve alguns para decoração.
Adicione o brigadeiro. Coloque o sorvete por cima. Decore com o Bis e cerejas.
Cubra com papel alumínio, leve ao freezer por 2 horas. Retirar do freezer apenas na hora de servir.
(site: tudogostoso).


domingo, 6 de julho de 2014

Mojito (por César Rabelo)




Nem só de comidinhas vivemos....Temos que bebericar também. Então, boa diversão!

Ingredientes:
Mojito Bacardi
Schwepps limão
6 folhas de hortelã
Gelo

Em um copo longo ou taça, preencha 1/3 com Mojito, outro 1/3 com Schwepps, hortelã picada à mão. Misture e acrescente muito, muito gelo.

Filé Mignon recheado com batatas




Esta receita é bem fácil de fazer. A foto contempla meio filé mignon, o que serve suficientemente 3 pessoas que comem bem. Aceita também outro tipo de carne como Lagarto (pequeno e mais fino).

Carne:
1/2 filé mignon limpo
Mostarda
Tempero caseiro
2 colheres de Shoyu
4 colheres de Azeite
Orégano ou chimichurri
Molho de tomate
Queijo ralado
Fatias de queijo muçarela
Fatias de presunto

Besuntar o filé mignon com mostarda e tempero caseiro (sal, alho). Deixá-lo coberto com uma camada fina. Colocar no tabuleiro. Regar como Shoyu e azeite. Colocar em forno para assar já quente - 220ºC. Média: 30 minutos assando.
Ao estar no ponto desejado (uns gostam ao ponto, outros bem assado), retirar do forno e fatiar sem cortar até o fundo. Ele precisa se manter inteiro para rechear.
Insira em cada abertura um pouco de molho de tomate, meia fatia de presunto e meia fatia de queijo.
Cobrir com queijo ralado e salpicar orégano.
Voltar ao forno para derreter.

Batata:
7 batatas miúdas, lavadas, com casca.
Partir as batatas em quatro, de comprido. Temperar com sal, pimenta do reino, orégano e azeite. Se desejar, pode incluir outros temperos como chimichurri (mistura de vários temperos) e pimenta calabresa. Depende do paladar. Na dúvida da quantidade de sal e pimenta? O que couber entre o indicador e o dedão ao pegar o tempero.
Misturar tudo, colocar meio copo de água e transferir para assar num tabuleiro. Cobrir com papel alumínio. Ao verificar que está assado, tirar o papel alumínio para dourar.

Montagem:
Retirar a carne do tabuleiro e colocar na travessa de servir. Colocar o molho restante do tabuleiro na travessa. Inserir as batatas ao lado. Servir com arroz branco e um bom vinho!.


Geléia de Pimenta




Esta geléia possui receita na internet. Mas foi testada e aprovada como um ótimo complemento para servir no churrasco, em torradas, queijos, terminar uma carne ainda na panela..Basta ousar e gostar!

Ingredientes:
15 pimentas dedo de moça
2 abacaxis descascados sem o talo
750 gramas de açúcar cristal
1 pacote de gelatina em pó sem sabor

Lavar as pimentas e batê-las (sem o cabo verde) com as sementes no liquidificador juntamente com o abacaxi. Colocar numa panela com o açúcar e deixar cozinhar.
Mexer até cozinhar e começar a soltar da panela (em média 40 minutos. Depende do fogo). Acrescentar a gelatina em pó derretida em 5 colheres de água fria.
Mexer mais um pouco, desligar e deixar esfriar.
Rende uma boa quantidade. Suficiente para distribuir para os amigos!

 

Chocolate quente cremoso



INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
4colheres (sopa) de açúcar
1 pau de canela
1 caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO:

Em um liquidificador, bata o leite, amido com o chocolate em pó e o açúcar
Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver
Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo
Retire a canela e sirva quente