domingo, 29 de março de 2015

Rocambole de pão


Gosto de fazer esta receita para lanches. Tem uma boa durabilidade na geladeira, caso sobre. E até mesmo comer geladinho, pela manhã.  O recheio fica a seu gosto mas recomendo não colocar molhos, em grande quantidade pois umedece muito a massa.

Ingredientes:
1 quilo de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento granulado
leite morno até dar ponto.
pitada de sal

Recheio:
Todos ingredientes picadinhos:
300 gramas de muçarela, 300 gramas de presunto, 2 cebolas, 3 tomates, 1/2 pimentão, azeitona a gosto. Tempere com sal, pimenta do reino e molho de pimenta. Regue azeite de forma a envolver os ingredientes. Reserve.

Gema

Coloque a farinha sobre a pia limpa ou mesa de trabalho. Abra um buraco ao meio. Polvilhe o fermento por cima da farinha e o sal também. Acrescente um pouco do leite morno no centro. Vá misturando a farinha, envolvendo o leite. Faça isto até a massa desgrudar da mão. Então, sove de forma a misturar bem e trabalhar a massa. Estando bem sovada (massa uniforme), tampe com um pano de prato e deixe crescer. Pelo menos 30 minutos.
Acenda o forno baixo.
Ao observar que cresceu, parta a massa ao meio. Com uma metade, abra sobre a mesa enfarinhada, incialmente com dedos e depois com um rolo, formando um grande retângulo.
Distribua metade do recheio por toda superfície, preservando dois dedos das bordas. Enrole formando um rocambole. Coloque-o num tabuleiro untado.
Repita o processo com a outra metade. Deixe crescer mais 10 minutos.
Bata a gema e pincele sobre cada rocambole. Leve para assar. Acompanhe o crescimento sem abrir o forno. Estando assado, retire e deixe esfriar para poder fatiar.
Varia conforme o forno o tempo de conclusão. 40 minutos no mínimo. Forno médio.

Cestinhas de Ovos


Esta receita apareceu na minha frente, pela internet, umas 10 vezes! Ou seja, virou uma lavagem cerebral fazê-lo. Achei prático e diferente a apresentação. Fica muito bonito para montar um prato agradável ao olhar. Leva mais tempo que um omelete comum mas compensa o resultado!

Ingredientes:
6 ovos
1/2 copo de leite
sal
1 colher café de fermento em pó.
pimenta do reino
tomates picadinhos
presunto picadinho
muçarela picadinha
pimentão picadinho
bacon frito picadinho
manteiga para untar
Necessário: forminhas para levar ao forno

A receita original utiliza forminhas antiaderentes. Não tendo, use forminhas comuns. Forminhas grandes de empadas também aceitam essas cestinhas.
Ligue o forno.
Untar as forminhas com manteiga. Colocar os ingredientes picadinhos misturados no fundo da forma. Quebre os ovos numa tigela, bata-os e misture o leite, sal, pimenta e fermento. Com uma concha, preencha as forminhas, cobrindo  os picadinhos. Não pode encher até a borda pois irá transbordar. Deixe pelo menos 1 dedo sem ingredientes para ele crescer.
Leve ao forno quente e acompanhe o crescimento e cozimento. Estando torradinho por cima, pode retirar. Espere esfriar um pouquinho e desenforme.
Monte o seu prato com uma linda salada.
Rendimento: 8 cestinhas

domingo, 22 de março de 2015

Bolinho de Arroz Diferente (por Rita Lobo)


Assisti este bolinho no programa da Rita Lobo e fiquei bem curiosa. Fiz hoje e gostei. É uma versão clássica para o tradicional bolinho (já publicado aqui). A diferença é que um bolinho desse equivale a 2, 3 do outro e a apresentação, diferenciada.

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 cebola
1/2 cenoura (ralar)
1/4 xícara (chá) de salsinha e cebolinha
2 colheres de azeite
3 ovos (usei 2 pois achei muito)
4 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Oleo - untar frigideira

Fatie as cebolas em quadradinhos não muito pequenos e frite no azeite. Uma pitada de sal e deixe para corar (15 minutos) em fogo baixo mexendo sempre. Vire em um pratinho. Utilize a mesma panela/frigideira e coloque a cenoura ralada. Ponha um pouquinho de azeite. Misture e reserve.

Numa bacia, coloque o arroz. Vire a cebola, cenoura, salsinha e cebolinha. Acrescente sal, pimenta, o queijo e prove o sal. Quebre os ovos e os adicione. Misture bem. Por último, o amido de milho. Misture para encorpar bem. Detalhe: a massa fica mole.

Com uma colher grande (tipo de servir arroz), pegue a massa de bolinho. Aqueça uma frigideira antiaderente e regue com um pouco de óleo. Com cuidado, coloque a massa do bolinho e achate com as costas da colher. Coloque dois no máximo por frigideira para facilitar na hora de virar.
Quando estiver fritinho por baixo, vire o bolinho. Nesta hora, os grãos terão se unido e será fácil o fazer.

Deixe ficar fritinho, formando uma casquinha crocante dos dois lados e no meio, macio. Coloque  para escorrer em papel toalha e sirva em seguida.

Rende 6 bolinhos. Adicionei mais uma foto para verificar que fica "achatadinho".






Molho BBQ


Este molho é famoso para os churrascos. É conhecido na internet como BBQ. Mas já o vimos usado em saladas. Sim...fica muito gostoso com salada. Rende aproximadamente meio litro. Experimente!!!

Ingredientes:
2 louros
1 colher extrato de tomate
1 dente de alho
1 tomate com casca e semente
1/2 cebola
2 colheres de mostarda
3 cravos
1 pimenta dedo de moça com sementes
2 colheres catchup
1 pitada de sal (1/2 colher de café)
1 pitada de açúcar (1/2 colher de café)
1/2 copo de azeite

Bater tudo no liquidificador. Na versão original, não fala em coar depois de pronto. Mas o fiz para ficar mais consistente e fino. Gostei muito do resultado! Use e abuse.


segunda-feira, 16 de março de 2015

Falso Lombo

 
Mais uma versatilidade da carne moída.. Fácil de fazer e gostoso. O que mais demora é assar ( média de 1 hora)  pois precisa ficar torradinho por cima para  se manter crocante, confrontando com o recheio macio. Nunca usei outro recheio sem ser este. Então, se alguém o fizer diferente, com azeitonas, cenoura e outros, me fale! Será ótimo conhecer um novo sabor!

Ingredientes:
500 a 550 gramas de carne moída
50 gramas de bacon moído ou pedaço pequeno
1 ovo inteiro
3 colheres de farinha de rosca
1 colher (sopa) de óleo
Tempero
Fatias de presunto
Fatias de muçarela
1 ovo cozido
Salsicha (opcional)
Manteiga (1 colher sopa rasa)

Misture os 6 primeiros ingredientes bem. Prove o tempero. Reserve. Acenda o forno a 200ºC. Pegue um pano de prato limpo, molhe-o todo e torça de forma a ficar úmido. Abra-o sobre um local liso. Polvilhe com farinha de rosca. Ela irá grudar no pano de prato.
Pegue a carne reservada e abra sobre o pano de prato formando um retângulo. Distribua o recheio: fatias de presunto, fatias de muçarela, ovo cozido fatiado em quatro e uma salsicha fatiada ao meio.
Enrole com cuidado, comprimindo o pano sobre a carne, sem achatar, apenas dando firmeza ao rocambole que irá se formar. Unte um tabuleiro com óleo e coloque o rocambole de carne com a parte final por baixo. Desta forma, ao assar, não irá abrir.
Distribua manteiga por cima. Leve para assar cobrindo com papel alumínio. Depois de 30 minutos, retire e deixe assar até ficar crocante por cima.
Este rende de 5 a 6 porções. Depende do apetite dos amigos e família!

 

Pão Recheado com Calabresa (Por Marcelo Pereira)


Vai resistir e dizer que calabresa engorda? Que nada! Se a desculpa é essa, faça com outro recheio. O importante é não perder essa delícia!! Como a massa rende bem, pode fazer com recheio variado. Um verdadeiro festival de pães!

Ingredientes:  
3 ovos
1 cebola média
1 1/2 copo (do de requeijão cremoso) de leite morno
1/2 copo (do de requeijão cremoso) de óleo
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco/em pó (ou 2 tabletes frescos)
1kg de farinha de trigo
500g de linguiça calabresa
3 tomates (italiano) picados
15 azeitonas picadas
1 gema para pincelar
Pimenta, orégano, salsa, cebolinha
Sementes de gergelim e papoula (opcional) para decorar

Bater no liquidificador 2 tabletes de caldo de galinha em 1 copo e 1/2 de leite morno (não pode ser muito quente. É morno). Acrescente 2 tabletes de fermento para pão. Em seguida os ovos, a cebola, o óleo e o açúcar - se for o fermento biológico seco/em pó, bata no liquidificador tudo, exceto a farinha de trigo e o fermento seco, que serão misturados numa bacia junto à parte líquida.

Depois, despeje em uma bacia e coloque a farinha até desgrudar dos dedos. Depois que desgrudar das mãos, sove a massa em qualquer outra parte lisa. Deixe a massa dobrar de volume para depois rechear.
Rale (ou processe no multiprocessador) as calabresas e uma cebola. Pique os tomates, cebolinha e salsinha e as azeitonas num recipiente à parte e junte a calabresa moída.
Divida a massa em 6 partes (seis pães grandes) e abra, individualmente com um rolo. Coloque o recheio sobre a massa aberta (na espessura de uma massa fina de pizza) e enrole (sem apertar) feito um rocambole. Coloque no tabuleiro já ,untado e enrole os próximos.
Espere crescer antes de levar para assar.  Quando perceber o crescimento, acenda o forno a 180ºC. Faça pequenos cortes nos pães, de modo a aparecer o recheio. Pincelar com gema e jogar gergelim, sementes de papoula e orégano por cima.
Coloque, então, para assar.

Sugestão de recheio : frango com catupiry, tomate seco com muçarela.
 

sábado, 7 de março de 2015

Quibe Frito


Uma vez, comi um quibe frito recheado com nozes que ainda polui os meus sonhos. Mas não acertei a mão para fazê-lo. Enquanto isto, continuo com o meu tradicional. E desta vez, recheei com queijo em homenagem a minha avó, grande "fazedora" de quibes!

Ingredientes:
500 a 550 gramas de carne moída
200 gramas de trigo
1 cebola grande
2 ramos de hortelã (se gostar, use mais um)
2 pimentas malaguetas
3 dentes de alho
1 colher (chá) de molho de alho (opcional mas eu gosto)
1 colher (café) de sal
pimenta do reino
pedacinhos de queijo

Esquentar um caneco com água. Colocar o trigo em uma bacia e acrescentar a água quente. Deixar amaciar e absorver a água por 4 horas. Se necessário, acrescente mais água quente.
Em um processador ou liquidificador, bata a cebola, hortelã (sem os cabinhos), pimentas, alho, o molho de alho, sal e pimenta do reino. Acrescente metade do trigo espremido (para retirar a água) e bata novamente.
Vire em outra bacia a pasta de trigo, acrescente a outra metade do trigo espremido e acrescente a carne. Misture bem. Prove o sal e pimenta. Havendo necessidade, acrescente mais.

Caso não goste de provar a massa crua, faça um quibinho e frite para saber o sal e pimenta.
A massa estando de acordo, faça os quibes (do tamanho desejado) e recheie com queijo.

Se quiser, pode congelar. E frite congelado.

Mingau de Milho Verde (por Leila Paschoalino)

 

Quer um mingau de milho verde? Aproveita que a safra está boa e faça! E me convide para comer! Gosto muito e é facílimo de fazer!

 Ingredientes
5 espigas de milho
1 litro de leite da roça ou integral
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal

Raspar o milho das espigas com a faca.  Bater no liquidificador c/ um pouquinho de leite.  Coar numa peneira espremendo bem.  Colocar todos ingredientes numa panela e levar ao fogo
Levantando fervura , mexer mais 10 min no fogo.


 Obs: mexer sempre para não queimar o fundo da panela. Se quiser mais ralo, colocar mais leite.
O bagaço do milho serve para fazer bolo. 

domingo, 1 de março de 2015

Sanduíche de Carne Louca


Gosto muito de chã de fora cozido e desfiado. Tanto para fazer para almoço quanto para lanche. Resolvi mostrar o sanduiche que fiz..gosto da combinação de pão francês com carne! Alimenta, rápido de fazer, saboroso e você ainda pode colocar outros ingredientes, os seus preferidos!

Ingredientes:
1 pão francês
3 colheres (sopa) de chã de fora cozido e desfiado
1/2 cebola fatiada
2 dentes de alho picadinho
1/2 tomate fatiado sem semente
Alface
Muçarela

Refogue a cebola com os dentes de alho num pouco de azeite. Acrescente a carne e  por fim, o tomate. Fatie o pão, acrescente a carne. Cubra com uma fatia de muçarela e alface. A muçarela irá derreter com o calor da carne.

Biscoito Queimado de Polvilho


Quem não gosta de biscoitinho de polvilho com fubá de canjica? Quentinho, com um cafezinho! Fiz pela primeira vez e foi um sucesso!! Muito fácil de fazer!

Ingredientes:
2 copos de polvilho doce
1 copo de fubá de canjica
1 copo de banha de porco faltando dois dedos para completar
1 colher (sopa) de sal rasa
9 ovos ( a quantidade pode variar de acordo com o tamanho. Usei 6 )

Ligue o forno em 200ºC.
Escalde o polvilho, o fubá e sal com a banha quente. Misturar com os dedos e ir acrescentando os ovos, individualmente até atingir o ponto. O ponto é mole, enrolando com as mãos fazendo os biscoitos no formato de meia lua.
Unte o tabuleiro e coloque os biscoitos. Leve para assar. Assim que crescer, diminua a temperatura e deixar secar bem. Ele precisa ficar seco por dentro.

Rendimento: 30 biscoitos

Tiramisú (por Dinart Pontes)


Receita fácil de fazer e fina...aquela sobremesa especial para um jantar ou almoço especial. Vale a pena investir em bons produtos para ter este excelente resultado..Já comi uns bem esquisitos e recentemente de férias, saboreei um delicioso.
Tem que gostar da pitada de café em sobremesa. Aproveite!

Ingredientes:
500 gramas de queijo mascarpone
250 ml de café sem açúcar
125 gramas de açúcar
4 gemas
4 claras
1 caixa de biscoito champagne
1/2 dose de grappa (pode substituir por Rum ou Whisky)
3 gotas de baunilha
Cacau para decorar

Bata as gemas com o açúcar na batedeira até obter um creme esbranquiçado. Em outra vasilha, bata as claras e reserve. Misture o creme mascarpone com o creme de gemas. Adicione a clara reservada e misture levemente para não perder a cremosidade. Acrescente a baunilha.
Misture o café com a Grappa. Molhe os biscoitos nesta mistura e coloque-os na forma. Deixe-os bem úmidos. Acrescente o creme de mascarpone (2 cm de altura). Repita as camadas. Finalize com o creme. Acrescente o cacau na hora de servir.

Obs.: Você acha o queijo mascarpone no Mercado Central.