domingo, 30 de agosto de 2015

Calzone (Por Marcelo Drumond)



Tudo relacionado a pizza, para mim, é uma delicia!! Até mesmo porque você pode optar pelo recheio que mais gostar! Este calzone é bem prático e rápido de fazer.. Mais um lanchinho saboroso!

Ingredientes:
Massa de pizza (compre na padaria - hoje tão comum em fazer pizza - e abra a massa em casa)

Recheio a seu gosto.
Sugestão:
- tomates, queijo, manjericão
- azeitonas pretas, calabresa, cebola e champion
- lombinho canadense, milho verde, cebolas e champion
e por ai vai.

Acenda o forno a 220ºC.
Pegue a massa, enfarinhe uma superficie e abra com um rolo. Não deixe a massa muito grossa. Coloque recheio em uma metade. Feche a massa, enrolando as pontas ou comprimindo bem para não abrir. Leve para assar em um tabuleiro enfarinhado também. O tempo será conforme seu forno.

P.S. Semana que vem postarei uma pizza com receita da massa. Caso não consiga a massa pronta, poderá usá-la.



Biscoito Mineiro (Por Marcelo Drumond)


Quem não gosta de um biscoitinho fácil e feito em casa? Veja que delicia!! Que tal fazer para o café da tarde? Ou para amanhã cedo?

Ingredientes:
1200 gramas de polvilho azedo
2 colheres (chá) de sal
250 ml leite
250 gramas margarina
900 gramas de queijo canastra meia-cura ralado grosso
8 ovos

Acenda o forno a 200ºC.
Ferva a margarina, o sal e o leite. Escalde o polvilho. Após 3 minutos misture os ovos. Por último o queijo ralado grosso. Unte o tabuleiro e enrole os biscoitos. Coloque no forno para assar. Como cada forno possui uma performance, acompanhe até ficar torradinho como na foto.
Rende em média 40 biscoitos.

domingo, 23 de agosto de 2015

Frango a Parmegiana (por Cristiane Oliveira)


Este parmegiana é diferente! Além de ser de frango, este é desfiado, úmido e cremoso..Que tal fazer durante a semana?

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
3 1/2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
1 copo de requeijão cremoso
Molho de tomate
300 gramas de muçarela
300 gramas de parmesão ralado

Acenda o forno a 220ºC,
Aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o frango desfiado e refogue por 3 minutos. Mexa para não grudar no fundo da panela. Retire e misture o requeijão, Unte um refratário e monte as camadas de molho de tomate, frango, muçarela e parmesão. Leve ao forno até os queijos derreterem.

Sopa de feijão (Por Claudia Martins)


Há momentos em que o tempo esfria...ora esquenta...aproveitando, quando esfriar, faça esta sopa de feijão para comer com um paozinho e um bom vinho nos dias frios. Você vai gostar!

Ingredientes:
2 xícaras de feijão cozido batido
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola picadinha
1 batata picadinha em cubinhos
1/2 xícara de macarrão pequeno para sopa
Molho de tomate

Torradas:
Pão francês
2 colheres sopa de maionese
orégano
parmesão ralado
Fio de azeite
1 colher (sopa) de creme de cebola
Misture tudo e passe sobre as fatias de pão francês.
Leve ao forno até torrar. Reserve.

Refogue o dente de alho e a cebola, num fio de azeite. Acrescente a batata picadinha para tomar gosto. Acrescente o feijão batido com seu caldo. Acrescente o macarrão e o molho de tomate (1 colher). Deixe levantar fervura para cozinhar a batata e o macarrão, sem deixar desmanchar. Acrescente caldo do cozimento do feijão (se houver) ou água de forma a não deixar agarrar. Não deverá ficar aguado e sim, cremoso. Prove o sal e acrescente mais se necessário. Pimenta a gosto.

Sirva com as torradinhas.



domingo, 16 de agosto de 2015

Mini pizza de pão sirio


Pizza sempre é bem vinda em qualquer momento! Para adultos, crianças...todos adoram! E na ausência da massa tradicional, por que não fazer com o pão sírio? Fica leve e ainda é super rápida de fazer. Experimente!

Ingredientes:
Pães sírios pequenos
Recheio a gosto

Pegue o pão sírio e passe um pouco de molho em cima. Coloque o recheio desejado e leve ao forno quente por 15 minutos ou até derreter o queijo. Cuidado que o pão sírio por ser fino e já assado, pode queimar.
Retire, regue com azeite e saboreie!!! Delicia!

Entrevero (Por Dico)


A receita, vista num programa de culinária - naquelas trocas de canais típicas - chamou a atenção, de cara, pela variedade de ingredientes, beleza e imaginação do sabor! E fica muito gostoso mesmo! É um prato completo! Um prato tradicional do Sul.

Ingredientes:
1/2 quilo de carne de porco
1/2 quilo de carne de boi (uma mais macia)
1/2 quilo de calabresa
1/2 quilo de peito de frango
1/2 quilo de bacon
1/2 quilo de pinhão
1 quilo de mandioca em pedaços cozida
3 cebolas grandes fatiadas
1 pimentão amarelo grande fatiado
1 pimentão vermelho grande fatiado
1 pimentão verde grande fatiado
Cebolinha
Salsinha

Fatie as carnes em tamanhos iguais sem misturá-las. Tempere individualmente. O ideal é fazer antes para a carne tomar gosto. Doure a carne de porco. Não deixe tostar muito. Apenas para cozinhar pois ela será tostada na totalidade quando realizar a segunda etapa. Retire da panela. Doure a carne de boi. O mesmo processo para bacon, frango e calabresa. Reserve as carnes. Esta etapa pode ser realizada antes, como forma de ganhar tempo.
Pegue o pinhão, corte a ponta dura e leve para ferventar em uma panela de pressão. Assim que levantar fervura, deixe por 15 minutos e desligue. Escorra. Aperte a ponta do pinhão não cortada para a castanha sair da casca. Após descascar todas, fatie ao meio no sentido de comprido. Reserve.
Na hora que for fazer o prato, coloque azeite na panela e vá acrescentando as carnes. Mexa bem. Após alguns minutos (depende do seu fogo, do tipo de panela) as carnes estando tostadas, acrescente a cebola, pinhão, mandioca e os pimentões. Mexa até todos ingredientes tomarem gosto.
Polvilhe a cebolinha e salsinha e sirva em seguida!!!

P.S: Particularmente, eu não gostei do sabor do pinhão e do trabalho para descascar. Da próxima vez que fizer, será substituído por castanha do pará ou castanha de caju.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Bruschetta


Mais um tira gosto delicioso para um vinho,espumante ou cerveja...Leve, saboroso, simples e rapidinho de fazer. Você irá gostar!

Ingredientes:
Tomates picados sem sementes em quadradinhos (ou tomates cerejas picadinhos, sem sementes)
Azeite
Manjericão
Pitada de sal
Alho
Pão italiano em fatias não muito grossas

Pique os tomates e coloque em uma vasilha. Acrescente o azeite de forma a envolver todos os tomates. Esmigalhe com os dedos o manjericão. Sal. Misture bem e reserve para tomar gosto (30 minutos). Enquanto isto, fatie o pão e leve ao forno para dar uma pequena tostada. Não pode ficar igual uma torrada, seca por cima. Apenas firme por baixo.

Retire do forno. Pegue o alho e esfregue na parte torrada. Não esfregue muito pois o sabor é bem absorvido. É apenas para dar aquele gostinho de alho.

Coloque no tabuleiro. Acrescente os tomatinhos e leve ao forno para o tomate incorporar ao pão (20 minutos conforme o forno). Ao servir, regue um pouco mais de azeite (para quem gosta bem!)

P.S.: a quantidade de tomate é proporcional a quantidade de fatias de pão, não podendo precisar nesta receita.

Pão de Alho Diferente (Cláudia Mirian)


Quer um pão de alho diferente? Então achou!! Este é feito com leite...nada de maionese, creme de leite...Bem light!! Hummm..

Ingredientes:
1 copo de leite (medida: o de requeijão)
4 dentes de alho
Óleo
200 gramas de queijo ralado
Sal a gosto
4 colheres de chá de orégano
Bisnaguinhas de pão francês

Colocar o leite para congelar. Ao ver os cristais se formando mas sem congelar, retire da geladeira.Coloque no liquidificador os dentes de alho e triture. Acrescente o leite sem parar de bater. Coloque óleo até dar ponto de mousse e acrescente uma pitada de sal. Ele encorpa igual mousse de limão, maracujá; bem cremoso.

Desligue o liquidificador. Vire em uma vasilha e acrescente o queijo e orégano. Misture bem. Prove o sal. Se necessário, acrescente mais. Volte para geladeira.

Fatie as bisnaguinhas sem separar as fatias e passe a pasta de alho. Pode colocar com vontade pois ao assar, a pasta reduz. Leve para assar. Se quiser ligue o forno antes (para ganhar tempo).

Divirta-se!

P.S.: Alguns ingredientes podem ser acrescidos ou reduzidos conforme o seu paladar. Se gostar do sabor de alho mais acentuado, coloque 5 dentes ao invés de 4. Gosta de orégano? Acrescente mais. Gosta de queijo? Misture mais na massa ou polvilhe. Gosta de pimenta? Misture um pouco de pimenta calabresa. Ouse.

sábado, 1 de agosto de 2015

Batata Gratinada ao Gorgonzola (por Emilio Guerritore)



Sou fã incondicional de batatas! Perfeita para acompanhar carnes, salada ou mesmo ser um prato único. Esta é para acompanhar uma carne assada, por exemplo. Rápida e saborosa! Precisa mais?
Bom apetite!!!

Ingredientes:
6 batatas grandes
1 copo de requeijão cremoso
1 caixa de creme de leite
50 gramas de gorgonzola
Sal
Pimenta calabresa a gosto
Queijo ralado

Colocar as batatas lavadas e inteiras em uma panela de pressão e deixar cozinhar por 5 minutos após inicio de fervura. Reserve.
Ligar o forno a 200ºC.
Molho: misture o creme de leite com o requeijão e gorgonzola em uma panela. Acrescente sal e pimenta calabresa, Leve ao fogo até derreter o queijo. Reserve
Pegar as batatas reservadas, parti-las ao meio, colocando em uma assadeira. Acrescente o molho de gorgonzola por cima. Levar ao forno por 15 minutos. Polvilhe o queijo ralado e volte a gratinar por alguns minutos.


Batata Recheada (por Thiago)


É muito gostoso!!! Fiz a receita e considerei fácil e variada em função da flexibilidade de recheio: o que você quiser. Então, use a sua imaginação e seu sabor predileto.
Detalhe: é necessário duas frigideiras pequenas, sendo uma menor do que a outra.

Ingredientes:
8 batatas médias cozidas
Manteiga

Recheio:
A gosto.
Sugestão:
queijo e presunto ralados e cebola com alho refogados;
frango desfiado, queijo, alho;
quatro queijos
tomate picado, queijo ralado, manjericão
Se desejar, acrescente 1 colher de requeijão no recheio para umedecer

Após cozinhar as batatas, amasse. Unte a frigideira menor e coloque 1/4 da massa (considerando que a sua frigideira é a pequena e que a receita é para duas pessoas), abrindo e formando uma casca fina de batata ao fundo e nas laterais. Acrescente o recheio escolhido. Cubra com outro 1/4 da batata amassada. Unte a outra frigideira e tampe a batata.
Ligue o fogo mais baixo de seu fogão e coloque para assar e corar. Deixe torrar, virando e acompanhado até o ponto desejado. Não tenha pressa.

Rendimento: 2 porções