domingo, 30 de novembro de 2014

Bacalhau com Brócolis (por Rodrigo Sena)


Não nego meu amor pelo bacalhau...Embora muitos odeiem...Esta receita me dá água na boca e penso em fazê-la no Natal deste ano. Fugir um pouco do pernil, já que meu encontro em família é no dia 25 para um almoço. Estarão todos com "ressaca" das comidas tradicionais natalinas (que adoro também) do dia anterior. Fica a dica!!

Ingredientes:
1 kg de postas de bacalhau dessalgado
600 gramas de batatas
1 molho de brócolis japonês
Leite
Manteiga
2 colheres de sopa de maionese
1 cebola em rodelas
Queijo parmesão ralado na hora
Azeite.

Cozinhar e amassar as batatas, sem casca. Fazer um purê mole com o leite e manteiga (vocês sabem fazer purê, certo?). Acenda o forno em 210ºC.
Cozinhe o brócolis por 5 minutos em água quente. Em uma travessa, coloque bastante azeite ao fundo (formando uma crosta farta). Ajeite todas as postas de bacalhau. Acrescente os brócolis e por cima distribua o purê de batatas. Espalhe a maionese, o queijo parmesão ralado e as cebolas em anéis soltos.
Leve ao forno para gratinar e cozinhar o bacalhau. O tempo varia de forno para forno.

Conchiglione recheado (Por Flávia Valeska)


Quer complemento melhor para esta chuva? Uma massa quentinha, recheada, com um ótimo vinho e excelente companhia : a sua, do bem, da família, dos amigos. O recheio pode ser variado, a gosto. Já fiz com bacalhau (sou suspeita pois amo bacalhau), pode ser Margherita, com carne seca....deixa a imaginação fluir...Aproveita!!!

Ingredientes:
1 pacote de conchiglione
2 peitos de frango sem osso e pele (4 pedaços)
1 requeijão cremoso
1 lata de milho verde (o cozido a vapor é mais saboroso)
150 gramas de muçarela ralada
Manjericão
Cebola, alho, cebolinha, sal e caldo de galinha

Cozinhar a massa por 10 minutos em média. Deverá ficar al dente. Não pode ser muito cozida pois desmanchará. Cozinhar o peito de frango com um pouco de sal na panela de pressão. Refogar bem dando aquela crosta de fritura para dar um gostinho ótimo e colorido.
Após cozido, escorrer e desfiar. Circula na internet que basta esfriar, retirar a água e balançar a panela de pressão que o frango desfia sozinho. A Flávia disse que funciona.

Aqueça uma panela e refogue a cebola e alho. Acrescente o frango desfiado. Acrescente o caldo de galinha desmanchado em água quente. Acrescente milho verde, cebolinha e ajuste o sal se necessário. Deixe secar o molho mas mantendo uma umidade no frango.

Rechear os conchigliones, colocando-os num refratário. Acrescente uma colher de chá de requeijão em cada conchiglione. Salpicar a muçarela ralada em cada um acrescentando uma folhinha de manjericão.

Leve para gratinar em fogo quente por 15 minutos.

Pode ser tanto uma entrada como prato principal. Se quiser também, pode forrar o refratário com molho de tomate para dar uma encorpada ao prato.

Como entrada, considere 4 conchigliones por pessoa. Como prato principal, depende dos convidados comilões!!! rsrs

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Medalhão com Laranja


Eu adoro este medalhão!!! Primeiro, porque tem bacon. Segundo porque é assado na laranja...Vocês não imaginam o quanto é gostoso!! Ótimo para tira-gosto, ótimo para refeições..É muito gostoso...muito...Um detalhe: não faça medalhões grandes. Faça-os pequenos. Cuidado também para  não deixar torrar muito e ficar seco.

Ingredientes:
3 peitos de frango (que seriam iguais a 3 pedaços inteiros)
Bacon fatiado fino (1 caixinha é suficiente. Se quiser comprar pedaços e fatiar, precisa ser fino)
Caldo de 2 laranjas
Tempero de alho e sal.

Ligue o forno - fogo alto.
Pegue os peitos e pique em pedaços pequenos. Tempere com o alho e sal. Não coloque muito sal pois o bacon já tem a sua parte. Pegue os pedaços de bacon e enrole em cada pedaço de frango. Prenda com um palito.

Coloque num tabuleiro. Regue com o suco de laranja. Leve ao forno para assar. Abaixe o fogo para 210ºC e asse. Regue com o caldo formado, virando os palitinhos para entranhar a laranja. Deixe o bacon ficar bem tostado e sirva. Lambuze!

Rende 4 porções (24 medalhões, variando conforme o tamanho do peito de frango)

Torta de Nozes e Doce de Leite

 

É uma torta gostosa e doce, embora o biscoito Maizena quebre um pouco o doce de leite. Pode ser tanto feita com doce de leite de chocolate quanto doce de leite comum. Rende bem. Usar uma forma desmontável de 25 cm ou um aro próximo do tamanho.
Faça de um dia para o outro para dar firmeza e desenformar...

Ingredientes:
1 lata de doce de leite 800 gramas (gosto de usar Itambé) com chocolate ou não.
1 pacote de biscoito Maisena
1 pacotinho de creme de leite ( o de lata é muito)
75 gramas de açúcar refinado
300 gramas de nozes
Chantilly (uma caixinha, uso a Fleischmann)


Triture as nozes, reservando as mais bonitas para a decoração. Bata o doce de leite com o açúcar, numa batedeira até ficar fino o açúcar. Misture as nozes trituradas. Mexa bem. Forre o aro ou forma com papel alumínio nas laterais. Já coloque o aro no prato em que irá servir. Molhe os biscoitos, um a um, no creme de leite e forre o fundo. Coloque uma camada fina do doce de leite com nozes, de forma a cobri-los. Se for difícil espalhar o doce de leite, molhe a faca ou fundo de uma colher em água para espalhar o doce. Cubra com outra camada de biscoito. Serão 3 camadas de biscoito e 3 de doce de leite. A última será de doce de leite.

Cubra com papel filme e reserve na geladeira. No dia seguinte, desenforme. Bata o chantilly conforme instruções da embalagem. Decore com o chantilly e as nozes restantes reservadas.
Usei chantilly de chocolate mas fica mais bonito com o branco. O sabor não se altera.

Bom sabor!!!
 .

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Costelinha


Não existe coisa melhor....suculenta, bem temperada, com uma cervejinha, caipirinha, caipivodka...O segredo é ir cozinhando devagar, colocando pouca água de cada vez, deixando secar e dar aquela crosta na panela...o quê, afinal, dá cor a carne..Aproveite...

Ingredientes:
500 gramas de costelinha de porco (magra ou gorda... depende do seu gostar)
1/2 meio copo lagoinha de vinho tinto
2 colheres de Shoyu
2 cebolas fatiadas
3 dentes de alho picadinhos
Uma pitadinha de pimenta
Sal a gosto (1/2 colher rasa - café -)
3 colheres sopa de vinagre balsâmico
Óleo
Molho barbecue (compre um de marca boa)
Salsinha/cebolinha

Misture tudo, deixando uma cebola para o final do cozimento. Deixe tomar gosto de um dia para o outro. Ficará mais gostoso mas se não for possível, tempere e faça.Se quiser, pode temperar e guardar no freezer para uma época oportuna. Coloque em um saco plástico para freezer, juntamente com o tempero.

Coloque um pouco de óleo numa panela de fundo grosso (se tiver de pedra, melhor ainda). Acrescente as costelinhas sem o caldo/temperos. Deixe fritar bem em fogo médio. Quando estiver frita, com aquela borra na panela, acrescente o tempero líquido (que ficou de molho). Acrescente um pouquinho de água. Mexa. Tampe e deixe cozinhar até secar a água. Secando, mexa e coloque mais água. Faça isto até estar totalmente cozida. Acrescente a cebola reservada, em fatias. Elas ficarão morenas, com uma cor de caramelo linda.
Retire da panela, acrescente cebolinha/salsinha picadinha. Sirva com molho barbecue e geléia de pimenta. Aproveite!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pão Pizza


Lanche rapidinho para o fim de noite. Tem gostinho de pizza por causa do orégano e catchup. Coloquei tomadinho e azeitona por cima por gostar. Mas se não quiser, é só o recheio com o pão de forno. Bom lanche!!!!

Ingredientes

4 fatias de pão de forma sem casca partidas ao meio (pode partir em 4 se assim quiser)
6 colheres  (sopa) cheias de queijo ralado muçarela (com queijo prato fica mais gostoso mas se não tiver, pode ser muçarela).
1 colher (sopa) catchup
Orégano
1 colher (sopa) manteiga

Misture o queijo, catchup, orégano e manteiga. Passe a mistura sobre o pão de maneira farta. Leve ao forno para assar. O cheirinho pela casa é uma delícia e o estômago agradece!!!
Serve 2 pessoas.

Peito de Frango Recheado e Croquete de Mandioca


Fiz este peito de frango apenas com presunto e queijo por ser do gosto do meu filho. Mas você pode variar e muito!!! Pode colocar espinafre, milho, palmito, tomates.. Ou seja, o que você gostar!!!
O acompanhamento é Croquete de Mandioca que darei a receita também em conjunto. Faça uma saladinha e bom almoço!

Peito de Frango Recheado (2 pessoas)

Ingredientes
1/2 peito de frango sem osso e sem pele
Presunto
Queijo muçarela
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de farinha de rosca
2 dentes de alho e sal
Azeite
1 colher (sopa) de Maionese
Orégano

Abra o peito de frango em um corte lateral e fundo. Pegue 1 dente de alho e amasse com um pouco de sal. Esfregue dentro do peito de frango e deixe-o lá. Coloque o recheio desejado e feche com palitos.

Misture a maionese com o outro dente de alho amassado, sal e orégano. Esfregue sobre o peito de frango por cima. Pegue papel alumínio e  coloque o peito no meio do mesmo. Regue com um fio de azeite. Enrole, fechando e fazendo tipo um papelote fechadinho e leve para assar. A água que desprende na assadura faz com que cozinhe de forma suculenta e úmida.

Ao perceber que já está cozido (30 a 40 minutos, conforme o forno), abra o papelote. Misture a farinha de rosca com o queijo ralado e passe o peito de frango nesta mistura. Retorne ao forno para agora, dourar e ficar crespo, torradinho.

Ao estar no ponto desejado, retire e fatie para servir. Retire os palitos.

Croquete de Mandioca

300 gramas de mandioca cozida com sal e amassada (ou passe pelo espremedor)
1 ovo pequeno
Cebolinha
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de queijo ralado
1/2 cebola pequena picadinha

Misture tudo. Prove o sal. Acrescente mais se necessário. Faça os bolinhos e frite.



domingo, 9 de novembro de 2014

Biscoitinho de Queijo


Sabe aquela minha receita de pão de queijo? Pois a base é a mesma!! Com duas pequenas mudanças em ingredientes para fazer este biscoitinho de queijo assado...Ficou muito, muito gostoso!!! Vou repetir a receita com as alterações para você ganhar tempo!

Ingredientes:
1 pacote de polvilho doce (uso sempre o de marca Marinez)
3 copos de leite (de requeijão como referência)
1/2 copo com óleo (o mesmo de requeijão)
1/2 copo com banha de porco (aproveita se tiver sobra de algum torresmo frito)
4 ovos
1 colher (sopa) de sal
400 gramas de queijo curado ralado

Colocar o polvilho numa bacia - com um bom espaço - para sovar a massa. Ferver o leite com o óleo, banha e sal (cuidado pois ferve num minuto e entorna). Derramar aos poucos sobre o polvilho, escaldando-o. Com uma colher, mexer de forma a esfriar um pouco para então, por a mão na massa. Ir misturando com os dedos a massa e sovar. Após a massa estar lisa e de morna para fria, acrescentar os ovos. Misturar a massa até ficar lisa novamente. Acrescente o queijo ralado.
Unte a mão com óleo e enrole de comprido. A mão untada é fundamental. Asse em forno quente (ligar 15 minutos antes em 250ºC). Ao colocar os biscoitinhos, baixe para 210ºC. E deixar assar.

Paozinho Rápido


Um lanchinho rápido...Aproveite o pão de sal fatiando-o ou se for mini, abrindo-o ao meio. Uma maneira diferente para o café da manhã ou a tarde. Este tem no recheio muçarela e presunto mas você pode colocar outros ingredientes. Experimente colocar tomate picadinho, muçarela e orégano, por exemplo. Fica uma delícia também!!

Ingredientes:
Paozinho de sal
Requeijão
Muçarela
Presunto

Abra o pãozinho ao meio. Passe requeijão em cada metade. Pique a muçarela em pedacinhos. Faça o mesmo com o presunto. Misture os dois. Coloque sobre cada pãozinho uma porção generosa e leve ao forno quente. Quando o queijo derreter e o pão estiver torradinho, retire. Coma quentinho com um bom suco!

Geléia de Bacon com Pimenta (por Alê Gonzaga)


Quer algo diferente? Que tal uma geleia deliciosa para comer com torrada, pãozinho ou em sanduíches? Fica gostoso também com carne. Dura 1 semana guardada na geladeira.
Bom lanche!!!

Ingredientes
500 gramas de bacon em cubinhos
1 cebola grande picada
60 gramas (1/3 de xícara chá) de açúcar
1 colher (chá) de páprica picante
1 pitada de pimenta calabresa
60 ml (4 colheres de sopa) de vinho tinto ou vinagre
4 colheres de sopa de água
1 colher (chá) de sal

Numa panela coloque o bacon. Ligue em fogo médio a baixo para retirar a gordura do bacon. Depois de 15 minutos, desligue e retire da panela. Reserve 2 colheres de sopa da gordura e despreze o restante. Na mesma panela, retorne com as duas colheres da gordura de bacon. Fogo alto, adicione a cebola e deixe dourar. Retorne com o bacon.
Adicione os outros ingredientes: açúcar, páprica, pimenta, sal, vinho ou vinagre e a água.
Mexa um pouco e deixe tudo cozinhar um pouco até que fique com consistência de geléia.
Coloque em um recipiente com tampa.

Fritada de Batata (por Simone Matias)


Receita diretamente do Tempero de Família. Esta foi feita numa omeleteira mas é para ser feita normalmente numa frigideira. Rápida e fácil de fazer. Muito saborosa!!!

Ingredientes:
3 batatas
8 ovos
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Cheiro verde

Fatie as batatas em rodelas finas e cozinhe no azeite, temperando com sal e pimenta. Bata os ovos com um garfo, coloque o cheiro verde e em seguida, as batatas cozidas. Misture bem, mas com cuidado para não quebrar a batata.
Leve a mistura para uma frigideira quente,  em fogo baixo, com um fio de azeite usado no cozimento das batatas. Quando o ovo estiver cozido, vire para dourar o outro lado. Sirva em seguida.