domingo, 28 de setembro de 2014

Torta de Morango e Amora


Gosto da amora pelo azedinho proporcionado! Mas se for difícil achar, use apenas morangos..A mistura de doce com azedo é uma delícia!!

Ingredientes:
Biscoito champagne
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite gelada (sem soro)
3 caixinhas de morango
1 caixinha de amora
1 sachê de gelatina sem sabor
Açúcar
2 caixinhas de chantilly
1 lata de guaraná

Use uma caixinha de morango picada levada ao fogo com uma 1 xícara (chá) de água, 4 colheres (sopa) de açúcar por 30 a 45 minutos. Reserve para esfriar.

Molhe o biscoito champagne no guaraná e cubra o fundo do refratário. Vire apenas os morangos cozidos no açúcar sobre o biscoito. A calda deverá ser desprezada. Reserve.

Bata no liquidificador meia caixa de amora (escolha as melhores para a decoração) e uma caixa de morango (escolha os melhores para a decoração) com uma xícara (chá) de água e 3 colheres de açúcar. Vire metade em uma vasilha e reserve.

Com a outra metade no liquidificador, coloque o leite condensado e o creme de leite. Bata. Hidrate a gelatina com 3 colheres de água quente. Misture e vire no liquidificador. Bata novamente. Despeje sobre o refratário forrado com os biscoitos e morangos.

Leve à geladeira para gelar. Em 15 minutos estará na consistência dura.

Bata as duas caixinhas de chantilly e coloque sobre a torta, decorando da maneira desejada. Utilize os morangos e amoras reservadas na decoração e complemente com o restante de frutas batidas no liquidificador. Se achar que é muito caldo, coloque num vidro o que sobrar, tampe e congele. Pode utilizar para decoração de outra torta no futuro ou usar como calda para sorvete.

Utilizei o refratário grande pois precisava fazer uma torta para 20 pessoas.

Torta de Maracujá


Para quem gosta do azedinho do maracujá, esta é a torta perfeita!!! Feita numa vasilha de pé alto e transparente ficará linda!!

Ingredientes:
Bolo de chocolate (faça um ou compre pronto)
1 lata de creme de leite gelada sem soro
1 lata de leite condensado
Suco de maracujá concentrado
Polpa de maracujá
Chantilly (caixinha pequena)
1 sachê de gelatina sem sabor
Açúcar
Maizena

Na vasilha desejada para servir, coloque o bolo em fatias finas ao fundo. Molhe com a mistura: uma xicara (café) suco de maracujá com uma xícara  (café) de água e 3 colheres de açúcar. Pode usar guaraná também se quiser. Reserve.

Bata no liquidificador o creme de leite, leite condensado e a mesma medida (lata) de suco de maracujá. 5 minutos. Derreta a gelatina com 3 colheres de água quente e vire no liquidificador. Bata novamente. Despeje sobre o bolo reservado. Leve a geladeira até endurecer.

Misture a polpa de maracujá com 3 colheres sopa de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Coloque para ferver. A parte, misture 1/2 xícara (chá) de água com 1 colher (sopa) de Maizena. Deixe engrossar um pouco e desligue. Reserve até esfriar.

Bata o chantilly. Decore a torta da maneira desejada e acrescente a calda reservada por cima. Nesta, fiz pequenos quadrados e no centro, inseri a calda. Use a sua imaginação!

O refratário utilizado neste foi o médio. Veja como ficam as camadas da torta.


domingo, 21 de setembro de 2014

Arroz de Carreteiro (por Rui Leal)


Adoro arroz de carreteiro...Já comi vários feitos mas nunca Vejam que delicia e facilidade para comer bem!!!

Ingredientes:
300 g linguiça defumada
300 g carne de boi (patinho ou contra filé)
200 g carne de porco (filezinho, lombo ou pernil)
200 g bacon magro
1 molho salsa
1 molho cebolinha
1 cebola média
5 copos lagoinha arroz
2 cabeças de alho
sal a gosto

Antes de começar, pique a linguiça em fatias bem fininhas e o bacon em cubos bem pequenos. Pique as carnes de boi e porco como se fossem para estrogonofe e tempere com sal. Pique a salsa e a cebolinha em pedaços de mais ou menos 2 cm. Triture o alho e corte a cebola batidinha.

Coloque o bacon na panela e quando começar a derreter, acrescente a linguiça e a carne de porco. Quando dourar, acrescente a carne de boi e deixe fritar tudo junto. Estando tudo frito, retire todos os pedaços da panela e, aproveitando a gordura, coloque o alho para dourar. Quando dourar, acrescente a cebola, a salsa e a cebolinha e deixe murchar.

Acrescente toda a carne novamente e o arroz. Deixe fritar tudo junto por 3 a 4 minutos e acrescente água fervente em quantidade suficiente para cozinhar o arroz.  O arroz vai cozinhar pegando a cor e o gosto de todos os ingredientes!

Rendimento: 8 porções bem servidas


Broa Cremosa (Por Rodrigo Sena)


Amo de paixão broa!!! Ainda mais se tiver um pedacinho de queijo e ela for úmida por dentro. Esta é deliciosa e super, super fácil de fazer!!! Nada melhor com um cafezinho.. Bom lanche! Ou um ótimo café da manhã!

Ingredientes
3 ovos
1 pacote de queijo ralado
3 xícaras (chá) de fubá mimoso
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de côco ralado
1 colher (sopa) de margarina

Acenda o forno. Bater tudo no liquidificador por 5 minutos. Acrescente uma colher (sopa) rasa de fermento em pó.
Unte a forma de bolo com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Vire a broa e leve para assar 30 minutos (média). Depende de cada forno. Verificar se está corada por cima e assada por dentro (enfiar o palitinho na massa e verificar se sai seco).

Croquete de carne


Fiz este aproveitando uma carne cozida que ocupava o meu freezer há mais de um mês. E ficou delicioso!!! Saboroso mesmo!! Fritinho por fora, macio e úmido por dentro!

Ingredientes:
400 gramas de carne cozida passadas num processador
1 cebola pequena
3 dentes de alho
Cebolinha (uma colher de sopa)
1 pimenta malagueta
1 ovo
2 colheres (sopa) farinha de pão
Farinha de pão

Coloque a carne numa vasilha. Reserve. Bata no processador a cebola, alho, cebolinha e pimenta. Misture na carne reservada. Acrescente o ovo e as 2 colheres de farinha. Misture bem tudo. Se ficar muito mole, acrescente mais farinha de pão (1 colher).
Faça os bolinhos no formato desejado. Gosto deles menores e redondinhos achatados. Passe pela farinha e pão. Frite em gordura quente.

Do tamanho que fiz, rendeu 20 bolinhos.

sábado, 13 de setembro de 2014

Docinho de Coco (por Juliana Duarte)


Comi deste docinho num chá de bebê (que está quase chegando!) Ele é simples e tão saboroso que não tem como deixar de fazer..Faça!

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) não muito cheio de manteiga
150 gramas de coco ralado ou em flocos (flocos fica mais saboroso). Se não conseguir o fresco, pode utilizar de saquinho.

Coloque em uma panela (de fundo mais grossa, tipo fundida) o leite condensado e a margarina. Misture o coco aos poucos. Acenda o fogo. Mexa sempre pra não grudar ao fundo da panela. Se colocar muito coco, poderá ficar seco. Mexer ate soltar do fundo da panela como o brigadeiro.
Virar num prato e deixar esfriar.

Enrolar e passar no açúcar. Pode ser passado também no coco.

Obs.: não precisa untar a mão com manteiga. A massa já tem bastante óleo por causa do coco.

Nhoque à Matriciana


Super fácil de fazer e mais fácil ainda de comer. É um dos meus pratos mais pedidos pela família...Gosto de fazer o molho abaixo mas já o fiz com de Atum e Ao Sugo. Fica a critério as variações de molho, ok?

Ingredientes:
1,5 quilos de batata cozida e passada no espremedor
6 colheres (sopa) de maionese
1/4 de colher (café) de sal
1 ovo
12 colheres (sopa) de farinha de trigo

Misturar tudo. Prove o sal e complemente se necessário. Reserve.

Molho:
1 pimentão (verde ou amarelo) picado grande. Fiz este com amarelo mas o verde dará uma mescla de cor mais bonita.
2 cebolas grandes
2 tomates grandes
200 gramas de bacon fatiados grande.
Todos os ingredientes acima devem ter o mesmo tamanho.
Molho de tomate (sachê)
Polpa de tomate

Frite o bacon. Reserve-o e na mesma gordura, refogue um molho de tomate de sua preferência. Acrescente uma pitada de açúcar refinado para retirar a acidez. Acrescente os pimentões, cebolas, tomates. Deixe ferver um pouco. Acrescente o bacon e a polpa de tomate. Veja se será necessário acrescentar toda a polpa ou apenas metade. Se você gosta de mais "molhado", faça com mais molho do que legumes. Prove o sal e reserve. Não deixar os legumes desmanchar. Precisam ficar al dente.

Pegue um refratário de médio para grande, coloque de duas a três conchas de molho ao fundo. Reserve.

Cozinhar o Nhoque:
Coloque uma panela grande com água para ferver. Enquanto ferve, pegue um saquinho de farinha de trigo ou açúcar ou algum resistente. Abra de um lado na totalidade e do outro lado, corte transversal a ponta do saco, fazendo tipo um saco de confeiteiro. O tamanho do corte transversal determina o tamanho do nhoque. Prefiro nhoque pequeno.

Com uma colher, coloque parte da massa dentro do saquinho. Reserve até a água ferver. Com a água fervendo, aperte o saquinho e a massa começará a sair no corte transversal. Com uma faca, corte o nhoque de forma que caia na panela de água quente (cuidado para não espirrar em você. Coloque o mais próximo possível da água). Vá cortando os nhoques até preencher o fundo da panela.
Assim que estiverem cozidos, eles sobem. Retire com uma escumadeira (com cuidado) e coloque
num escorredor de macarrão.

Repita o processo da massa na panela de água fervente. Enquanto cozinha, vire o do escorredor no refratário sobre o molho. E repita o processo até terminar a massa. A última camada deverá ser de molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno, tempo suficiente para derreter o queijo e dar uma fervidinha.

Pode parecer difícil num primeiro momento o "espremer o saquinho e cortar". Mas é uma questão de prática. Se sabe fazer na pia, enrolando, faça-o. O importante é a massa, super leve com o acréscimo da maionese.

Bolo Nananão (por Rui Leal)


Esse bolo é daqueles bons para fazer quando tem banana passando do ponto, já ficando pretinha. A casa inteira ficará cheirando a banana com canela! E o gosto... hummmmmmm

Ingredientes:
1 pote de 100g de iogurte natural ou 100 ml leite
6 bananas médias, de preferência nanica, pode ser prata
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó açúcar e canela para polvilhar

Amasse 3 bananas e junte todos os ingredientes acima (menos a canela e o açúcar que é para polvilhar por último). Misture a massa com um batedor de arame ou similar. Coloque em forma untada e enfarinhada. Pique as outras 3 bananas e espalhe por cima da massa.
Polvilhe açúcar e canela tomando cuidado para não colocar demais nas bordas porque o açúcar gruda da parede da assadeira e fica pretinho. Leve para assar em forno pré-aquecido em 200o.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Torta de Nozes com Chantilly



Veja que esta é a mesma receita da torta anterior (Torta de Nozes e Damasco). A diferença é que ao invés de colocar o creme de leite com chocolate derretido, utilizei chantilly batido. E decorei com um potinho de Danete e nozes, sem damasco.

Use a sua imaginação e comece a ousar também!


Torta de nozes e damasco


Uma variação para a tradicional torta de morango. Fiz com nozes por gostar da combinação com o doce de leite de chocolate e decorei com damasco para dar um contraste de sabor e cor.


Ingredientes:
1 bolo de chocolate pronto (faça a sua receita predileta ou faça um de mistura pronta ou compre um)
1 lata de doce de leite Itambé com chocolate (se a sua forma for pequena, a lata deverá ser pequena)
200 gramas de nozes
1 barra de chocolate amargo
1 caixinha de creme de leite
Leite adoçado com um pouco de açúcar.

Pegue sua forma de fundo falso ou lateral removível e forre o fundo com o bolo. Molhe-o com leite adoçado. Reserve.
Separe as nozes mais perfeitas para a decoração e triture as demais. Misture com o doce de leite. Reserve.
Aqueça o chocolate para derreter (em banho maria ou micro ondas) e acrescente o creme de leite. Reserve.
Pegue a forma com o bolo e acrescente o doce de leite com as nozes trituradas. Alise com o fundo da colher. Acrescente o creme de chocolate de forma a escorrer também pelas laterais. Decore com as nozes e damascos. Leve para gelar.

Obs.: nesta foto, reservei um pouco do creme de leite  e derramei sobre o chocolate de forma a criar um contraste de cor. Veja que esta receita não foge muito da Tortinha de morango. É apenas ir variando.

Bolo Bretão (por Ana Laura)


Eu fiquei com água na boca...só de imaginar o meu lanche de sábado com esta delícia...Convide as amigas e boa diversão! Pode convidar os amigos,  os filhos, os netos e os vizinhos também!!!


Ingredientes:
150 gramas de manteiga
140 gramas de açúcar refinado
3 gemas
1 gema para pincelar
250 gramas de farinha de trigo

Colocar a farinha numa tigela grande e acrescentar a manteiga em pedaços e o açúcar. Misturar com as pontas dos dedos, vagarosamente, até formar uma espécie de areia os três ingredientes. É preciso paciência.
Acrescentar as três gemas. As claras não serão utilizadas (sugestão: faça um suspiro com elas). Misturar bem até formar uma massa homogênea e encorpada.

Untar uma forma redonda e ir colocando a massa. Ela se coloca aos poucos e deve ir sendo amassada. Para isso é melhor uma forma menor. Acerte a superfície com as costas de uma colher e passe os dentes de um garfo sobre a mesma. Depois pincele com a última gema.

Assar em forno pré aquecido à 180º por até 35 min. Usar o truque da faca para saber se assou (enfiar a faca e verificar se saiu lisinha, sem nada grudado).
Deve estar completamente frio para desenformar. O ideal é comer 24h depois.

Obs.: a consistência é mais parecida com o de um biscoitinho/ rosquinha de nata que a de um bolo.