domingo, 28 de junho de 2015

Trufas


Amo trufa. Amo chocolate. E o ideal é comer quando está na temperatura ambiente...cremosa...
Adoro muito! Sou suspeita!! Uso sempre chocolates Nestlé porque considero o de melhor sabor e facilidade de manuseio.


Ingredientes:
300 gramas de chocolate amargo
1 lata de creme de leite sem soro (coloque na geladeira antes).
Chocolate ao leite para glaçar (300 gramas)
Chocolate em pó

Derreta o chocolate amargo em banho maria ou micro ondas (cuidado para não deixar queimar). Acrescente o creme de leite sem soro (é a parte líquida..basta deixar escorrer da latinha) . Misture bem. Se quiser, coloque algum tipo de sabor, como 2 colheres de whisky, calda de cereja, licor de menta...ou seja, o que quiser. Prove antes para certificar se não ficou fraco ou muito forte. Se quiser, faça ao natural.
Coloque na geladeira para endurecer. Derreta o chocolate ao leite. Dê o choque térmico colocando a vasilha de chocolate dentro de uma bacia com água com gelo. Mexa até perceber que esfriou. Basta provar.
Forre uma superfície com papel filme.
Faça bolinhas da massa e passe pelo chocolate. Se não tiver o garfo de doce, pegue um garfo comum e dobre os dentes do meio para trás, deixando apenas os dois das laterais. Guarde para utilizar outras vezes!! Coloque sobre o papel filme para secar.
Retire e passe sobre o chocolate em pó. Enforme e se divirta!!!

Para fazer trufa branca, a proporção é diferente. 500 gramas de chocolate branco e para glaçar, chocolate amargo. O restante é igual.

Bolo com sorvete


Aproveitei a existência de um bolo de chocolate, com um sorvete na geladeira e sobras de frutas vermelhas. E tudo deu certo!!, Bonito, rápido e gostoooossoooo!!!

Ingredientes:
Bolo de chocolate
Sorvete de creme (o meu foi de frutas vermelhas)
Amora e morango

Pegue as amoras e morangos (tinha no máximo 10 no total), amasse com o açúcar (5 colheres), coloque um copo dágua e leve ao fogo para cozinhar. Vá mexendo até cozinhar e engrossar. Dará uma espuma por cima. Retire com a colher. Reserve para esfriar.
Parta uma fatia de bolo.
Pegue um prato de servir, coloque uma concha de sorvete, o bolo por cima e a calda.
Sirva em seguida. Muitttooo bommmm!!!

domingo, 21 de junho de 2015

Pão italiano recheado


Todo mundo já deve ter visto esta receita mas deve ficar com medo de fazer: acha que o caldo irá vazar, amaciando o pão. Isto não acontece. Não pode fazer um caldo aguado e sim, grosso, consistente e saboroso. Há quem goste de fazer tipo um strogonoff. Prefiro um caldo suculento para entranhar no pão, sem creme de leite.

Ingredientes:
1 pão redondo italiano
Recheio a gosto

Recheio deste:
500 gramas de filé mignon picadinho
2 colheres de molho inglês
2 colheres de molho shoyu
2 alhos picadinhos
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de farinha de trigo
200 gramas de champion fatiado fininho
Cebolinha picadinha
2 fatias de muçarela

Se possível, tempere a carne um dia antes com o molho inglês, shoyu, alho e cebola. No dia seguinte, refogue a carne em um pouco de azeite. Vá fritando aos poucos, no seu próprio caldo de forma a formar aquela borra na panela. Acrescente o champion para tomar gosto. Se necessário acrescente um pouco de água para cozinhar a carne. Ao secar a água, acrescente a farinha de trigo. Formará um pequeno grude. Mexa para encorporar bem a carne, champion e os temperos da panela. Acrescente água quente (2 copos). Misture bem. Observe que se forma um caldo grosso. Prove o tempero e acrescente mais sal e água se necessário. Se gostar, acrescente um pouquinho de vinho. Reserve.
Ligue o forno a 220ºC,

Pegue o pão e corte a tampa dele. Retire o miolo. Já vi receitas que mandam acrescentar o miolo no caldo. Confesso que fiz isto a parte com um pouco da carne mas não gostei do resultado. Portanto, não aconselho. Mas se quiser tentar, fica a seu critério.
Deverá retirar o miolo de forma a não furar o fundo nem as laterais.Deixe um dedo de largura no pão com a casca. Se perceber que o fundo apresenta algum furo, acrescente miolo, amassando como que tampando. Leve ao forno para dar uma secada internamente, sem a tampa. Uns 15 minutos são suficientes.
Retire, regue com um pouco de azeite e acrescente o recheio quente até a borda, coloque a cebolinha, Regue novamente com azeite e cubra com as duas fatias de muçarela. Leve ao forno, novamente, e deixe gratinar o queijo.
Se gostar, pode colocar um pouco de catupiry ao invés da muçarela.
E divirta-se!


Caldinho de Mandioca (por Dico)


Caldinho é sempre caldinho neste frio. E há tantas opções gostosas. Este é de mandioca com um monte de coisas gostosas...com um torresmo e salsinha/cebolinha, bem quentinho, não há frio que resista em ficar perto. 

Ingredientes:
800 gramas de músculo
1 1/2 quilos de mandioca
1 cebola picadinha
5 dentes de alho picadinhos
1 paio picadinho
2 tomates sem pele e semente, picadinhos
300 gramas de bacon picadinhos
2 calabresas picadinhas
3 pimentas
Sal
Tempero de alho

Tempere o músculo com colorau e tempero de alho. Refogue e deixe cozinhar na panela de pressão até ficar bem macio. Reserve a carne no caldo. Enquanto isto, cozinhe a mandioca com sal de forma a ficar bem macia. Ao verificar que está cozida, desligue e reserve na água. Assim que esfriar um pouco, bata no liquidificador utilizando a água de cozimento. Se necessário, coloque mais água.
Retire a carne da panela. Desfie em pedaços pequeninos. Retire o caldo da carne e reserve.
Utilizando a mesma panela de cozimento da carne,coloque as 3 pimentas e amasse-as para dar gosto.  Frite o bacon, o paio e a calabresa em seguida, na mesma panela. Acrescente o alho, a cebola e tomate. Após alguns minutos, junte o tempero de alho. Acrescente a carne picadinha.
Mexa para dar gosto em tudo. Vá adicionando a mandioca batida no liquidificador. Mexa de forma a encorpar todos ingredientes. Prove o sal e pimenta. Se necessário, acrescente mais. Deixe ferver para tomar gosto. Se necessário, e provavelmente será, acrescente mais água.
Pique as cebolinhas e salsinhas. E não pode esquecer do torresminho, para dar aquele sabor!
Rende 6 litros de caldo.




sábado, 13 de junho de 2015

Torta de Carne


Aprendi esta carne nos anos 80, 90...gosto muito por vários motivos: praticidade, sabor e rapidez. Complementando com um arroz bem feito e uma salada. Pronto! Um almoço rapidinho!

Ingredientes:
1 quilo de carne moída
3 batatas pequenas picadas em quadradinhos pequenos
2 fatias de bacon (mais grossas e não aquelas pré fatiadas) trituradas ou moídas cruas
1/2 pimentão verde picadinho
2 tomates sem sementes picados em quadradinhos pequenos
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
10 azeitonas picadinhas
1/2 colher (café) de sal
Pimenta do reino
Molho de pimenta
1 ovo
4 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Acenda o forno a 200ºC. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, com exceção do óleo que serão duas colheres nesta etapa. Unte um tabuleiro com uma colher de óleo. Após a carne se encontrar homogeneamente misturada, coloque no tabuleiro e abra toda a massa. Esta quantidade cabe em um tabuleiro pequeno. Vire a outra colher de óleo sobre a massa aberta e espalhe, formando uma película para dourar ao assar.
Leve ao forno até reduzir totalmente a água que se formar e ficar torradinha. Cuidado para não deixar secar muito. Não precisa colocar papel alumínio. Leva de 45 a 50 minutos, depende do forno.
Retire assim que estiver assado, deixe descansar um pouco (5 minutos) e então parta em pequenos quadrados para servir.

Tarte de Maçã (por Dinart Pontes)


Adoro o sabor da maça na comida. Confesso não gostar dela pura, in natura, mas em tortas e a misture doce acido com o sal me agrada muito. E uma torta de maça é sempre bem vinda, seja com uma massa de biscoitos, uma massa folhada..E ainda, um sorvete acompanhando..É um sonho!

Ingredientes:
6 maçãs verdes grandes
1 limão em suco
100 g de manteiga sem sal ( jamais usar margarina pois não dará certo)
1 1/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (sopa) cheia de açúcar do tipo Demerara ou Cristal fino ( tipo orgânico) ou o suficiente para cobrir o fundo de uma assadeira redonda média e baixa com antiaderente 
Canela em pó a gosto ( não exagere! apenas 2 colheres de café bastam)
1 massa folhada (Arosa)

Descasque e limpe as maçãs. Corte em quatro partes cada uma e regue com o suco do limão.
Numa panela derreta a manteiga em fogo médio e acrescente o açúcar. Mexa até o açúcar derreter e incorporar a manteiga . Abaixe o fogo e misture por mais um pouco ficar mais amarelo e incorpore as maçãs picadas e a canela. Mexa delicadamente. Deixe cozinhar com tampa semi-aberta por aproximadamente 10 min ou até que consiga furar facilmente com a ponta da faca. Esse é o ponto correto pois elas devem ficar firmes pois irão ainda forno e podem desmanchar.

Pré aqueça o forno a 180 C.

Abra a massa folhada e coloque a forma redonda em cima para medir o disco a ser cortado deixando um espaço de contorno.
Polvilhe o açúcar no fundo da assadeira para que cubra e forme uma fina camada. Distribua os pedaços de maçãs deixando poucos espaços ( se a forma escolhida estiver grande deve procurar outra que seja o menor possível para que os pedaços fiquem próximos), Cubra com a calda da panela.

Cubra com a massa delicadamente encostando sobre as maçãs e fechando as bordas laterais.

Assar em forno a 180 C por aproximadamente 45 minutos ou até que massa fique folheada e dourada.
Deixe esfriar, mas desenforme virando a assadeira sobre um prato quando ainda estiver morno (se esfriar muito pode grudar na assadeira).
Deve ser servido levemente morno. Pode acompanhar com chantilly ou sorvete de baunilha.