domingo, 31 de maio de 2015

Dúvidas?

Caso você tenha dúvida em alguma receita, não perca tempo! Pergunte, questione!
Aproveite e curta a página "Confraria de Gourmets" no Facebook. Assim você saberá exatamente o momento em que eu postar.
https://www.facebook.com/confrariadegourmets
Beijos e boa comilança com amigos e família!

Reinventando o Churrasco


Não pode-se desperdiçar nada!! Ainda mais uma carninha de churrasco...Aproveitei as carnes assadas de um churrasco e misturei com legumes...hummm...ficou bem saboroso para o almoço do dia seguinte ou para um jantar leve.

Ingredientes:
- Sobras de churrasco (carnes assadas e não servidas)
- Cenoura picada em filete
- Tomates picados sem sementes
- Azeitonas inteiras
- Repolho fatiado fino
- Couve flor
- Pimentão
- Bacon já frito
- Cebola em fatias finas
- Manteiga
- Sal
- Pimenta do reino

Pique a carne em pedaços pequenos. Aqueça uma panela em fogo alto e acrescente 1 colher e meia de manteiga ou margarina. Ao derreter, acrescente a cenoura, repolho, couve flor, pimentão e cebola. Mexa de forma a dar uma fritada, sem dar água. Salpique um pouco de sal. Quando perceber que a cebola está tenra, acrescente os tomates, azeitonas, bacon e a carne. Acrescente a pimenta do reino e mexa bem. Sempre em fogo alto. Após 3 minutos, retire do fogo e sirva.
A quantidade de ingredientes é proporcional a quantidade de carne e o gosto individual. Aumentando a quantidade de ingredientes, acrescente a quantidade de manteiga para poder abranger todos legumes mas sem ficar em excesso no prato final.
Um detalhe: os legumes ficam al dente, crocantes ao mastigar.

Cestinho de Batata


Há muitos anos tenho o desejo de fazer estes cestinhos...e posterguei, posterguei...já possuía as peneiras para fazer e enfim, resolvi. Adorei o resultado!!! Ficou bonito, gostoso e diferente. Não é tão trabalhoso quanto possam imaginar. Pelo contrário: é bem rápido!

Ingredientes:
2 batatas grandes raladas em ralo grosso temperadas com sal e reservada em água
Gordura para fritar

Recheio:
A gosto. O ideal é algo cremoso, não muito ralo. Pode ser um strogonoff (carne, frango ou camarão) mais consistente, um fricassê de frango, um creme de palmito em pedaços, um creme de frango com milho. Ou seja, o que você gosta.

Pegue as duas peneiras de alumínio. Ou duas do mesmo tamanho ou uma um número menor que a outra. A minha possuía 10 cm de diâmetro, a maior.

Ligue a panela com bastante gordura, ou seja, o suficiente para cobrir a peneira. Pegue a batata reservada na água, retire 1/4 e esprema com as mãos mesmo para retirar o excesso de água. Na peneira maior, coloque a batata e espalhe forrando o fundo e as laterais. Comprima bem. Com a outra peneira, coloque-a dentro da outra, sobre a batata, comprimindo como se fosse uma tampa e ajustando para que ao fritar, não perca o formato de cestinha.

Segurando pelos cabos, coloque as peneiras com a batata na gordura e segure por um pouquinho (segundos). Escore o cabo na lateral da panela e deixe fritar. Acompanhe para não deixar torrar demais. Estando frita, retire da gordura. Retire a peneira de cima e vire a outra com  o cestinho de batata sobre um papel absorvente. Repita a operação mais 3 vezes (duas batatas rendem 4 porções).

Recheie a cestinha na hora de servir para não murchar.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Frango recheado e gratinado


Lembrei-me de um frango que minha avó fazia, cozido em pedaços, passado no ovo e depois no queijo canastra ralado. E resolvi juntar o frango recheado com esta idéia de vovó. O resultado foi sensacional e delicioso!!! E rápido!
Esta receita é para duas pessoa.

Ingredientes:
1 peito de frango sem osso ou pele. Serão então, dois pedaços de peito de frango
Sal
Pimenta do reino
1 ovo inteiro
300 gramas de queijo canastra ralado
Recheio a gosto

Rale o queijo.
Faça um corte na lateral do peito, sem abrir até o final. Distribua uma pitada de sal dentro do corte e pimenta do reino (se gostar). Rechear com o que desejar. Fechar com palitos (acho mais prático) ou com barbante próprio. Faça o mesmo com o outro pedaço.

Aqueça azeite numa panela com tampa e que caiba os dois. Coloque os peitos de frango. Após dourar de um lado, vire e salpique com sal. Tampe. Repita este processo, virando sempre até sentir que a carne ficou firme e cozida. Sendo necessário, vá acrescentando azeite. Irá formar uma "borra" no fundo da panela, essencial para dourar o peito e dar sabor. Reserve a panela, sem lavar.

Cozido, desligue, retire da panela e deixe esfriar um pouco. Reserve.

Bata o ovo inteiro. Se quiser, coloque pimenta do reino. Envolva bem o frango reservado.
Passe, agora, no queijo ralado. Unte com azeite uma forma para levar ao forno ou forno elétrico (eu coloquei naqueles forninhos pequenos). Coloque o frango sobre o azeite. Raspe a "borra" da panela e distribua sobre os 2 pedaços de frango, sobre o queijo.

Leve para assar até ficar no ponto desejado por você, torradinho.

Sugestão de recheio:
- queijo, tomate, manjericão
- presunto, queijo, orégano
- palmito, tomate, queijo



Cajuzinho


Quem não gosta de um cajuzinho? Este foi feito em bolinha pois estava com pressa...tempo curto...O sabor...pergunte para quem comeu..Muito, muito gostoso!!!! Faça amanhã à noite mesmo!

Ingredientes:
1 lata de doce de leite Itambé chocolate (a lata grande)
1 pacote de amendoim moído
3 colheres de chocolate em pó ou cacau em pó
Açúcar refinado

Com exceção do açúcar refinado, misture os 3 ingredientes até ficar homogêneo. Após isto, enrole (no formato que desejar) e passe no açúcar. Conforme o tamanho, rende até 100 docinhos.

domingo, 17 de maio de 2015

Mexilhão Carnavalesco (Por Rui Leal)


Há muito tempo não comia Kani Kama...esqueci-me totalmente desse ingrediente que conheci pela pela primeira vez há uns 25 anos..E uma saladinha nunca é demais..bem gostosa!!!

Ingredientes:
1 pimentão vemelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
400 gramas de Kani (um pacote)
400 gramas de mexilhão (cru ou pré-cozido)
1 molho coentro
2 limões
Azeite

Refogue o mexilhão no azeite por 5 minutos, junto com o coentro picadinho. Se tiver comprado mexilhão pré-cozido, basta misturar o coentro sem refogar.
Pique os pimentões em cubinhos bem pequenos (cerca de 0,5 cm). Corte os kanis em cubos do tamanho da metade de cada mexilhão.
Coloque todos ingredientes numa saladeira, esprema 2 limões, salgue a gosto, regue com bastante azeite e misture bem. Leve a geladeira por 30 minutos. Rende 6 porções.

Trouxinha de Panqueca (Por Carolina Freitas)


Primeiro, porque adoro panqueca! Segundo, porque estilizada é mais lindo ainda! Terceiro, com recheio de damasco, amo mais ainda! Quando vi a foto, quis rapidinho para postar para vocês fazerem numa data especial: um domingo!

Ingredientes:
Massa
1 ovo
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 dente de alho
1 pitada de sal

Bater tudo no liquidificador. Pegar uma frigideira antiaderente nova (se for muito usada, provavelmente irá grudar ao fundo. Aí, convém dar uma untada com óleo). Deixe a frigideira esquentar, coloque uma concha de massa e movimente a frigideira de forma a cobrir todo o fundo. Ao começar a dar uns furinhos na massa, significa que está cozinhando. Assim que a massa estiver seca por cima, vire para dourar do outro lado. Vá reservando cada panqueca.
Obs.: quanto mais fina a panqueca, melhor.

Recheio:
A gosto. Mas segue o da foto:
Peito de frango temperado,cozido e desossado. Desfiar. Refogar com cebola picadinha, tempero de alho (não colocar muito para não ficar salgado em excesso). Deverá ficar úmido. Acrescente um pouco de alecrim, salsinha picadinha e damasco triturado.
A quantidade de recheio é proporcional a quantidade de panqueca desejada.

Montagem:
Pegue uma panqueca, coloque um pouco de recheio, feche em formato trouxinha e amarre com a
cebolinha.
Agora é servir e se deliciar!!!

domingo, 10 de maio de 2015

Brigadeiro Improvisado


Você resolve fazer um brigadeiro e para sua surpresa, não tem chocolate granulado. O filhão comeu tudo com sorvete. Fazer o quê. Improvisar com cacau em pó. Ficou delicioso!!!

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher rasa (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de creme de leite

Colocar numa panela de fundo grosso, o leite condensado, manteiga e cacau. Misturar e levar ao fogo mexendo sempre até desgrudar da panela (o volume se reduz). Desligar e acrescentar as duas colheres de creme de leite. Virar num prato untado com manteiga. Deixar esfriar, cobrir com filme plástico e deixar ficar bem geladinho.
Abrir as forminhas. Tirar o brigadeiro da geladeira, fazer as bolinhas, passar pelo cacau e colocar nas forminhas. Coloquei um pedacinho de cereja para decorar. Ficou muito gostoso! Levinho e sem aquele doce demais.
As crianças adoraram!!!
Rendimento: 25 docinhos.

Mousse com Chocolate e Amendoim


Precisava levar uma sobremesa hoje nos Dias das Mães. E havia aquele desejo de algo diferente mas manter um tradicional por causa das crianças. Usei a mousse de tangerina mas nada impede de usar a mousse de limão ou maracujá.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida de suco natural de tangerina
- 1 lata de creme de leite
- 1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor
- 1 tablete de chocolate meio amargo
- amendoim torrado e moído
- cereja para decorar

Faça a mousse tradicional: leite condensado com a mesma medida de suco de tangerina natural batido no liquidificador por 10 minutos (liga e desliga se precisar em caso de super aquecimento). Hidrate a gelatina em duas colheres de água morna e despeje na mousse, batendo no liquidificador. Inseri a gelatina pois não quero que o creme de chocolate afunde na última camada.
Coloque o creme numa taça pequena ou forma pequena. Leve a geladeira até endurecer. Após isto, polvilhe com amendoim moído, 2 milímetros de altura. Volte para geladeira.
Derreta o chocolate e acrescente o creme de leite. Retire a taça reservada e acrescente o creme de chocolate. Leve para gelar até a hora de servir. Decore com cereja. Pode decorar com qualquer fruta em calda.
Coloco uma foto de frente para ver as camadas como ficam.