sábado, 21 de fevereiro de 2015

Bolo de Morango (por Claudia Mirian)




Quem não gosta de bolo bem recheado, gostoso? Seja em um aniversário, seja sobremesa, seja porque simplesmente se quer fazer. E comer, e comer, e comer!!!! Então, mãos a obras! Faça!

Ingredientes
Bolo:
4 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
3 xicaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) essência de baunilha
1 xícara  (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento
1 lata de guaraná

Ligar o forno 180ºC.
Bater a manteiga com açúcar até se tornar esbranquiçado. Acrescentar um ovo de cada vez e bater bem. Após acréscimo dos ovos, coloque a farinha peneirada com o fermento e misture bem devagar.
Acrescente o leite e a essência. Mexer delicadamente.
Pegar uma forma de fundo removível, redonda, untar e enfarinhar (passar a farinha de trigo de forma a grudar na manteiga e não grudar o bolo).
Vire a massa e leve para assar. Quando estiver pronto, retire e deixe esfriar. Uma maneira de saber é enfiar um palitinho no bolo assado e deverá sair sequinho.
Estando frio, fatie na altura, no meio ou em 3x. Dependerá da altura do bolo.

Recheio
1 caixa de morango
1 caixinha de chantilly para o recheio
1 caixinha de chantilly para decoração

Lave e amasse os morangos com o garfo. Reserve alguns para decoração ou utilize uma outra caixa de morango. Bata o chantilly conforme as instruções da embalagem. Misture o morango amassado.

Montagem:
Uma camada de bolo. Regue guaraná para umedecer. Acrescente o recheio de morango. Uma camada de bolo. Regue com guaraná. Decore a gosto com a outra caixinha de chantilly e morangos reservados.

Camarão Divertido (Por Rui Leal)



Isto é uma perdição...É muita maldade comigo que amo camarão! Comer de joelhos tá? Veja se tem condições este prato....

Ingredientes:
1 kg camarão fresco
1 pimentão amarelo pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão verde pequeno
100g azeitona portuguesa
1 molho coentro
2 ramos manjericão
7 cebolas pequenas
12 tomates cereja
12 dentes de alho
 2 limões médios
 
Tempere o camarão com o suco de 1 limão, sal a gosto e reserve. Separe as folhas do manjericão e jogue o talo fora. Separe as folhas do coentro e reserve os talos.
 
Corte o pimentão em tiras de menos de 1 cm de largura; corte as 6 cebolas e os 12 tomates em 4 partes. Junte no pirex: o pimentão, os tomates, as cebolas, metade das folhas de manjericão, as folhas do coentro, as azeitonas, 10 dentes de alho e os camarões. Misture delicadamente para não despedaçar a cebola e o tomate.
Regue fartamente com azeite e leve ao forno 240º por 20-25 minutos
 
Molho tártaro de acompanhamento: bata no liquidificador ou processador: o resto do manjericão, os talos do coentro, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de mostarda e o suco de 1 limão.
Sirva com arroz.
 
 

Bacalhau com Purê ao forno (por Marcelo Pereira)


Mais uma receita de bacalhau.. Eu gosto!! E você??  Como é possível fazer diversos pratos com o mesmo ingrediente.... E o melhor: todos saborosos!!

Ingredientes:
4 batatas em rodelas
1 quilo de bacalhau dessalgado, fervido e desfiado
2 tomates fatiados finos
1 pimentão médio fatiado fino
2 cebolas fatiadas finas
Azeitona preta
Cheiro verde (salsinha, cebolinha)
Azeite
1 gema de ovo
6 batatas cozidas

Afervente as batatas em rodelas para apenas amaciar e não desmanchar. Com as outras 6 batatas cozidas, faça um purê tradicional mais consistente. Reserve.
Forre o fundo de um pirex com as batatas fatiadas. Siga esta sequencia com os ingredientes: Bacalhau desfiado, tomates, pimentão, cebola, azeitona e salpique cheiro verde. Regue com bastante azeite. Cubra com o purê de batatas reservado. Pincele com a gema de ovo.

Bolo de Batata


Gosto muito de fazer pratos que camuflam alguns itens que criança diz "num gosto". Você mistura daqui, dali, e no fim, comem sem se rebelar e assim, vão se alimentando direito. Meu filho não gosta de purê, então faço o bolo de batata com ingredientes que gosta...simples assim!!

Ingredientes
4 batatas grandes cozidas e amassadas sem a casca
1 ovo batido
2 fatias de presunto
2 fatias de muçarela
1 colher (sobremesa) de requeijão
1 pitada de sal
Batata palha (pouca quantidade)
Molho de tomate pronto
Manteiga ou margarina para untar

Aqueça o forno.

Coloque as batatas amassadas numa vasilha e acrescente metade do ovo batido e requeijão. Misture bem. Acrescente a pitada de sal. Misture novamente.
Unte um refratário com a margarina. Acrescente o purê de batata de forma a forrar o fundo mas por cima, fique desordenado. Faça esta "desordem" com o fundo de uma colher.

Regue o purê com molho de tomate. Rasgue o presunto com as mãos e coloque sobre o purê. Depois, faça o mesmo com a muçarela.Regue com o restante do ovo batido. Leve ao forno quente até dourar.
Retire e acrescente a batata palha por cima. Desligue e deixe no forno até momento de servir.

Pode usar frango desfiado, carne moída, carne desfiada, o que desejar. Só não pode esquecer da muçarela.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Barquetes de Alho Poró (Por Lydiane Parreiras)



Amo alho poró...Adoro o sabor leve, meio acebolado. Ideal para uma receita mais light. Esta é fácil de fazer pois pode ser usada em barquetes compradas prontas. Agiliza bem não? Que tal? Vai resistir?

Ingredientes:
1 talo de alho poró (recheia 30 barquetes)
1 dente de alho
Azeite
250 ml de leite
1 gema
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres (sopa) de maisena
Pitada de sal
Pitada de Noz moscada
Pimenta do reino
1 caixinha de creme de leite
Barquetes

Lembrete: pitada é aquilo de cabe entre o dedão e o indicador ao uní-los.

Picar em pequenas rodelas a parte branca do alho poró. Refogar no azeite com alho picadinho. Pingar um pouco de água e deixar o refogado cozinhar com a panela tampada por uns 3 minutos até ficar macio. Se necessário, acrescente mais água.
No liquidificador, para cada talo de alho poró (neste caso estamos usando apenas um) bater o leite, a gema, manteiga, maizena, sal, noz moscada e pimenta do reino à gosto. Misturar no refogado até engrossar. No fim, misturar  creme de leite.
Muito gostoso servido quente!

Picanha


Hoje será um prato simples mas que nem sempre acertam na maneira de fazer. Toda picanha precisa ter gordura, mesmo que você não goste. É o que dá sabor e maciez a carne. Quanto menor, melhor.
Vi um vídeo ensinando a fatiar que é perfeito!
( https://www.youtube.com/watch?v=UfxmMKQhFrs)
Vamos usar apenas o sal para temperar. Espero que gostem. O ideal também é não torrar pois perde todo o sabor. Pode usar para outros tipos de carne ao fazer o bife.

Ingredientes:
Picanha fatiada (não compre já fatiada. Normalmente é dura)
Sal
Frigideira antiaderente

Esquente bem a frigideira. Acrescente os bifes (2 ou 3 no máximo). Deixe até soltar sozinho da frigideira. Quando a carne sela, ela se solta. Vire. Com as pontas do dedo, pegue uma pequena quantidade de sal e polvilhe sobre a carne. Deixe o outro lado selar também. Vire e acrescente o sal. Observe o ponto da carne. Se gostar ao ponto, provavelmente já estará. Vire novamente para o sal salpicado aderir a carne. Retire e sirva.