domingo, 25 de janeiro de 2015

Carne vinagrete diferente (por Dico)


Esta não é a carne vinagrete tradicional que conhecemos. Ela leva um tempero todo especial e quanto mais tempo ficar no "vinagrete" mais saborosa fica. Ótima com pãozinho...eu começo a comer e não consigo parar...é muito saborosa!!!

Ingredientes:
1 lagarto (quanto mais fino ou baixo, melhor)
Alhos e cebolas
1 copo de vinagre
1 copo de shoyu
1 copo de vinho
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 cebolas
Azeitonas sem caroço

Fure o lagarto e o recheie com alho e cebola. Nada de sal. Refogue no azeite, sem inserir nenhum novo tempero. Cozinhe na panela de pressão mas não deixe ficar em ponto de desmanchar pois será preciso fatiá-la,  fininha. Estando cozido, retire da panela (reserve o caldo) e coloque na geladeira. Assim que estiver gelada, fatie bem fininha com uma boa faca. Reserve.
Pique os pimentões, cebolas e azeitonas em pedacinhos. Refogue no azeite. Acrescente duas conchas do calda da carne e acrescente os demais líquidos (vinagre, shoyu e vinho). Deixe ferver um pouco. Desligue.

Montagem da carne:
uma concha de tempero
a carne em fatias
uma concha de tempero
e assim até terminar. A última deverá ser a de tempero.

Tampe e deixe na geladeira por no mínimo 2 dias antes de servir.
Já fiz com 5 dias de antecedência e ficou muito, muito saboroso. Hummmmm!!!


Berinjela colorida


Faço esta berinjela desde 2003 com grande sucesso..Não comia berinjela mas quando vi a receita, me pareceu algo tão saboroso que resolvi fazer. E para minha surpresa, estava delicioso. Os amigos saboreavam e pediam a receita.
E assim ela se propagou e cada um acrescentou detalhes: uns colocam nozes, outros amendoins, pimenta biquinho, passas, maças e outros. Precisa apenas tomar cuidado com castanhas, nozes e amendoins pois fermentam e com isto a durabilidade se torna de poucos dias.

Ingredientes:
3 berinjelas grandes
1 pimentão vermelho grande
2 pimentões verdes grandes
1 pimentão amarelo grande
3 cebolas grandes
7 dentes de alho picados ou espremidos
50 a 100 gramas de alcaparras (depende do seu gosto)
200 gramas de azeitonas verdes sem caroço e fatiadas
300 a 400 ml de azeite
Vinagre
1 colher de chá de sal
1 pacotinho de orégano
pimenta biquinho a gosto
2 pimentas dedo de moça picadas ou duas pimentas fortes de conserva (cuidado para não apimentar demais)

Separe um tabuleiro grande. Pique os pimentões em fatias finas e de tamanhos semelhantes. A conserva fica mais bonita quando há similaridade nos ingredientes. Reserve no tabuleiro. Aliás, ele será utilizado para receber todos ingredientes e depois ir ao forno.
Pique as cebolas no sentido de comprido, formando filetes. Vire no tabuleiro. Amasse ou pique os alhos. Vire as alcaparras sem o liquido assim como as azeitonas, orégano, sal, pimenta biquinho e pimentas.
Ligue o forno em temperatura alta.
Fatie as berinjelas no sentido de comprido, na mesma finura dos pimentões e depois pique em dois ou três mantendo uma similaridade de tamanho com os pimentões. A medida que for picando e colocando no tabuleiro, vá regando com vinagre. Isto impede que as berinjelas escureçam.
Regue com o azeite. Misture tudo com as mãos mesmo! É a melhor maneira!
Tampe o tabuleiro com o papel alumínio e leve para assar. Mantenha o fogo alto. Após 1 hora, retire o papel alumínio, mexa com uma colher todo conteúdo do tabuleiro. Provavelmente haverá água dos alimentos misturada com o azeite. Baixe o fogo para brando e leve o tabuleiro, sem o papel alumínio, para o forno. Vá acompanhando, mexendo, até secar e ficar apenas o azeite. É, aproximadamente, mais 1 hora.
Lave um pote grande com água quente, seque bem e vire a berinjela após esfriar. Mantenha na geladeira.
 O ideal é fazer uma semana antes de consumir...o sabor apura muito mais!!!


domingo, 18 de janeiro de 2015

Tira gosto Mediterrâneo


Quer algo bobinho de fazer e uma delícia de comer? Saboroso, refrescante, leve. Combina com a maioria das bebidas e quebra um pouco aquela sequencia de tira gosto de amendoins, pimentinhas, etc.

Ingredientes
Uma caixinha de tomatinho (gosto da marca Tomato pois é docinho)
Muçarela de búfala (bolinha)
Manjericão
Azeite
Alho picadinho e frito

Lave os tomatinhos e parta ao meio. Pique a muçarela no mesmo tamanho do tomatinho. Reserve os dois juntos.
Bata no liquidificador o manjericão (10 folhas) com o azeite ( meia xícara). Se ficar muito verde, acrescente mais azeite. Vire sobre os tomates e queijo reservado, acrescente o alho. Misture. Deixe tomar gosto por 15 minutos.
Monte o tira gosto colocando no palito um pedaço de tomate e outro de queijo. Coloque numa vasilha pequena e sirva.

Observação: já usei muçarela comum mas achei um pouco pesado o sabor. O de búfala é bem mais saboroso.

Arroz mexido


Gosto de fazer este arroz mexido como uma forma de fazer o filho comer couve ou outro ingrediente não desejado no dia a dia. Também uma maneira de fazer um arroz mais nutritivo e acompanhado apenas de uma carne. Algo rápido, saboroso e bonito, além de aproveitar o arroz de ontem ou do almoço.
Pode colocar presunto fatiadinho, sobras de carne, frango desfiado. Mas uso bem esta combinação couve com ovo.

Ingredientes:
Sobra de arroz (até 3 xícaras)
3 ovos
1 cebola grande batidinha
3 dentes de alho picadinho
Couve
1 colher sopa de manteiga
Queijo ralado

Refogue na manteiga derretida a cebola e o alho. Quando começar a fritar, adicione os ovos inteiros. Abaixe o fogo e tampe a panela. Após 30segundos, destampe e mexa, com sutileza sem desmanchar os ovos. Deverão ficar cozidos e em pedaços e não esfarelados. Acrescente a couve. Se der agua, deixe secar. Acrescente o arroz cozido, mexa mais um pouco. Coloque queijo ralado e tampe até a hora de servir.

Bolo de Banana com Calda de Chocolate (de Ana Paula feita por Cristiane)


Adoro os dois ingredientes (banana e chocolate) e o resultado final: bolo. Banana assada, para mim, é melhor do que in natura...gosto do sabor adocicado e envolvido pelos outros ingredientes. A Cris disse que fica igual um pudim... Fiquei imaginando com sorvete de creme...outra combinação perfeita para banana e chocolate. Que tal experimentar com este imenso calor?

Ingredientes do bolo
- 2 xicaras (chá) de açúcar;
- 200 g de manteiga ou margarina;
- 2 xicaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1 colher (sopa) de canela;
- 1 copo de iogurte natural;
- 2 xicaras (chá) de bananas amassadas;
- 3 ovos inteiros;
- ½ xicara (chá) de uva passa;
- ½ xicara (chá) de nozes.
 
Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar e a margarina. Bata para se agregarem. Junte os ovos, um a um (com a batedeira ligada) até virar um creme. Desligue. Acrescente a farinha, a canela e o fermento peneirados. Misture com auxílio da espátula. Bata mais um pouco e desligue.
Adicione o iogurte e as bananas amassadas. Desligue e junte as nozes e as uvas passas. Misture.
 
Coloque em uma assadeira redonda, de buraco no centro, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a (180º C) por 40 minutos (atentar para a temperatura de cada forno. No seu, pode ser diferente).
Retire do forno, desinforme e regue com a calda de chocolate.
 
Ingredientes da calda
- 5 colheres (sopa) de chocolate em pó;
- 1 xicara (chá) de açúcar;
- ½ xicara (chá) de leite.
 
Numa panela, coloque o açúcar, o leite e o chocolate (passado pela peneira). Misture com 1 colher (sopa) de pau até engrossar levemente. Reserve
 
Substituições se desejar: no lugar das uvas passas colocar ameixa seca picadinha; no lugar de nozes, castanhas-do-pará.