domingo, 26 de outubro de 2014

Biscoito de Polvilho - Salgado e doce (por Vivian Inojosa)


Ah!!!Como queria ter feito hoje este biscoito! Mas não deu..então, repasso esta delicia familiar de geração a geração...Façam...aproveitem o tempinho chuvoso!

DE SAL
Ingredientes
500 gramas de polvilho azedo
3 ovos
1 xicara (chá) de óleo
1 xicara  (chá) de leite
sal a gosto

Em uma bacia coloque o polvilho. Ferva o leite com o oleo e o sal. Escalde o polvilho, esfarelando até se tornar uma farofa. No mesmo processo de um pão de queijo. Sove até soltar da bacia e das mãos. Prove o sal. Um pedacinho de massa crua não faz mal a ninguém.
 
Enrole no formato em que desejar. Sugiro em palitos. Se estiver mole demais, coloque um pouco mais de polvilho (pode acontecer se os ovos forem grandes). Se estiver seco, acrescente 1 ovo (pode acontecer se os ovos forem pequenos).
 
O ponto do biscoito : a massa ficará lisinha, a bacia ficará limpinha sem nenhuma massa grudando.
 
Coloque a gordura para esquentar. Espirra um pouco mas bem pouco. A panela pode ser tampada neste momento. Fogo alto no principio e vá abaixando aos poucos para concluir a fritura.

DOCE
Ingredientes
500 gramas de polvilho doce
4 ovos
1 xicara (chá) de óleo
1 xicara (chá) de açúcar cristal rasa
 
Misturar bem os ovos com o açúcar e óleo. Despejar o polvilho. Neste biscoito, a massa é mais pesada do que a de sal, por  isso, força nos bracinhos!!!!
 
A massa vai ficar lisinha soltando das mãos e da bacia. Muito cuidado com o açúcar, achando que está pouco doce e colocar mais. Se exagerar pode encharcar.. Faça as argolinhas e frite.
 
Se quiser mais quantidade, use 600 gramas de polvilho e 6 ovos.
 
Obs.: as duas massas permitem correção após a primeira leva de fritura. Pode regular o sal, o doce.
 

domingo, 19 de outubro de 2014

Torre de Panqueca Verão


Adoro esta receita nos dias de calor. Refrescante, prato único, leve, saborosa e rápida. O recheio fica a seu gosto. Panqueca é mais diversificada para outros pratos do que você imagina! Este foi o meu almoço hoje!

Ingredientes:
1/2 abacaxi
2 colheres (sopa) de açúcar
Picar o abacaxi em pedaços pequenos e fazer um doce. Reservar para esfriar.

Tomates picadinhos sem semente
Palmitos picadinhos
Azeitonas picadinhas
Cenouras raladas finas
Frango desfiado picadinho
Reserve.

Maionese

Massa panqueca:
2 xícaras (Chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
2 ovos

Faça as panquecas (finas) reservando para esfriar. Esta massa serve 2 torres de panqueca iguais a da foto. Coloque uma panqueca no prato de servir. Acrescente o doce de abacaxi cobrindo toda superficie. Coloque outra panqueca e comprima um pouco com a mão. Passe uma fina camada de maionese. Coloque o tomate sempre cobrindo toda superfície. Panqueca. Comprima. Maionese. Palmito. Panqueca. Comprima. Maionese. Cenoura. Panqueca. Comprima. Maionese. Frango. Panqueca. Maionese. Decoração a gosto.
Deixe por 10 minutos na geladeira antes de servir.

Obs.: utilizei uma frigideira pequena para fazer as panquecas. Mas você pode fazer do tamanho que desejar: mini (individuais) ou grande. Em substituição ao frango pode ser carne desfiada, presunto picadinho, peito de peru. Como disse, é o que você gostar!!

domingo, 12 de outubro de 2014

Bolinho de Arroz


Uma boa opção para as sobras de arroz. Faço com ele novinho também. A variação de sabor fica por sua conta! É muito gostoso, rápido e acompanha bem como um tira gosto ou complemento no almoço!

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal (uma pitada)
1 colher (sopa) de requeijão (opcional)
3 fatias de presunto picadinho
2 fatias de queijo picadinho
1/6 de pimentão vermelho picadinho
1 dente de alho picado
1/2 cebola pequena picada
Salsinha e cebolinha a gosto

Coloque metade do arroz no liquidificador ou triturador de alimentos. Acrescente o ovo, o alho e a cebola. Bata. Vire em uma bacia e acrescente os demais ingredientes inclusive a outra metade do arroz não batida,. Misture bem com uma colher. Se achar que está muito mole, coloque um pouco mais da farinha. Mas cuidado pois a massa não é dura, encorpada. Ela é unida pelos ingredientes (foto abaixo).
Moldo os bolinhos utilizando o garfo. Se quiser, molde com a mão, fazendo bolinhas ou em formato de croquetes.



Obs.:
 Coloque o que tiver em casa para dar um gostinho diferente a cada vez. Só não coloque ingredientes que geram água (como o tomate) em excesso. Já fiz com frango picadinho, sobras de arroz de forno, carne desfiada, cenoura, milho...deixe a sua imaginação fluir!!!:

domingo, 5 de outubro de 2014

Galinhada (por D. Jacira)



Uma dificuldade conseguir a receita!!! Mas hoje sentei com ela e fui anotando. Aí está a famosa Galinhada! Acompanha muito bem um tutu de feijão...Há pessoas que fazem com a galinha inteira. Esta é com o peito e o arroz soltinho..

Ingredientes:
5 medidas de arroz
2 quilos de peito de frango
Açafrão
Meia cabeça de alho
Cebolinha
Salsinha
2 tabletes de caldo de galinha

Pique o peito de frango em pedaços generosos. Tempere com seu tempero de casa normal. Frite bem os pedaços e reserve.

Refogue o arroz com a meia cabeça de alho picadinha. Misture também o açafrão (1 colher de sopa). Se gostar de arroz mais amarelinho, coloque mais. Fica a seu gosto. Desmanche os tabletes de caldo na água fervente. Coloque a primeira água do arroz. Espere secar. Desligue.

Retire 2/3 do arroz e coloque numa vasilha. Acrescente 1/3 do frango. Coloque metade do arroz reservado. Acrescente metade do frango reservado. Acrescente o restante do arroz e o restante do frango.

Volte a cozinhar o arroz em fogo baixo. Coloque mais água com caldo de galinha e deixe cozinhar. Deverá ficar soltinho o arroz. Se gostar de mais empapado, deixe cozinhar mais.
Prove o sal e coloque mais ou pimenta se desejar.

Por cima, quando pronto,  coloque cebolinha e salsinha ao servir.

Bacalhoada (por Marcus Vinicius - MVHO)


Receita recomendada e pedida pelos amigos...Fácil de fazer e como diz o Marcus, acompanha super bem uma cerveja enquanto prepara!!

Ingredientes:
5 tomates cortados em rodela
3 cebolas grandes cortadas em rodela
1 cebola pequena picada batidinha
2 pimentões em rodelas
3 dentes de alho socado
Azeitona verde a gosto
Azeitona preta a gosto
Azeite de Oliva extra virgem 0,5%
5 batatas grandes pré-cozidas em rodela
500 gramas de Bacalhau Morhua cortado a gosto e dessalgado

Pegue uma panela de pedra média. Coloque  azeite, regando bem (mais ou menos 1/2 copo).  Acenda e após aquecida, coloque o alho e a cebola batidinha para dourar. Abaixe o fogo e comece a fazer camadas: cebola, tomate, bacalhau, batata e pimentão. Se quiser, as azeitonas podem entrar na camada ou só por cima. Fica a gosto. Regue com mais azeite.
Repita as camadas até finalizar os ingredientes. Tampe para cozinhar em fogo baixo. Não coloque água pois os alimentos liberaram seus sabores.
Prepare seu vinho ou sua cerveja, faça o arrozinho branco ou purê e boa diversão!!!