domingo, 26 de abril de 2015

Pãozinho de Batata (por Tia Chiquita)


Comi este pãozinho em Uberlândia, numa visita a uma tia "torta"..rsrsrs.. Gostei muito pela leveza, o sabor, praticidade de armazenamento pois pode ser congelado pronto e mantém suas características como maciez. Ótimo para o café ou mesmo um lanche para crianças. Faça!

Ingredientes:
1 copo (requeijão) de leite morno
4 colheres (sopa) de fermento (100 gramas) biológico
Farinha de trigo
500 gramas de batata cozida
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
Gema com um pouco de café

Com o leite morno, acrescente o fermento e um pouco de farinha (4 colheres). Misture. Deixe crescer, formando o "mingau" básico para massa. Tampe com uma toalha ou plástico filme para poder esquentar e fermentar. Após 30 minutos (em média), acrescente os demais ingredientes, com exceção da farinha. Misture bem e comece a acrescentar a farinha de trigo aos poucos,de forma a transformar em massa, sovando. A massa deverá desprender da mão.

Acenda o forno em temperatura média.

O formato desejado (redondo ou retangular ) fica a critério de cada um. Unte um tabuleiro com óleo e vá colocando os pãezinhos. Pincele gema batida com um pouco de café (para dar uma cor dourada). Deixe crescer mais um pouco (15 a 20 minutos) antes de assar.

Bom apetite!!!

sábado, 18 de abril de 2015

Gelato de pêssego


Como merecia um doce hoje, vasculhei a internet e criei um, no formato e quantidade que considerei melhor. Havia uma data que não saboreava pêssego em calda. Nossa!!! Como gostei de sentir este sabor da época criança! E a sobremesa ficou leve, gostosa, sem muito açúcar. Faça hoje mesmo!!

Ingredientes:
2 caixinhas de creme de leite
1 lata de pêssego em calda
1 lata de leite condensado
1 barra de chocolate (amargo de preferencia)
Biscoitos champagne
2 colheres (sopa) de manteiga

Vire a lata de leite condensado numa panela e acrescente a manteiga. Leve ao fogo e mexa até desgrudar da panela. Não deixe ficar duro, ponto de brigadeiro. Desligue e acrescente uma caixinha de creme de leite. Misture bem. Reserve.

Molhe o biscoito na calda do pêssego. No recipiente desejado (neste caso, as taças) pique (com os dedos mesmo) e coloque ao fundo. Para cada taça, coloquei 1 e 1/2. Coloque por cima 4 colheres bem generosas do creme reservado. Pique algumas metades de pêssego em quadradinhos e coloque sobre o creme. Para cada taça, uma metade. Leve a geladeira.

Enquanto isto, derreta a barra de chocolate no micro ondas ou em banho maria. Não deixe muito tempo no micro ondas para não queimar. No meu, levou 1 minuto Misture até derreter totalmente. Acrescente a outra caixinha de creme de leite e mexa até ficar homogêneo.

Coloque 2 colheres generosas em cada taça. Leve para gelar. Após gelado, decore com uma fatia fina de pêssego.

Variações:
- Coloque uma colher de café de Amareto ou Contreau no creme de chocolate. Fica super gostoso..
- A fruta pode ser variada: Abacaxi em calda, Morangos amassados com um pouquinho de açúcar (neste caso, molhe os biscoitos no guaraná) ou seja, a que gostar e combinar com chocolate.

domingo, 5 de abril de 2015

Tortinhas de Pão de Forma


Resolvi fazer esta receita da internet com pão de forma. Ficou gostoso e bonito de servir. É prático para comer, não necessitando de garfo e faca. O recheio é de acordo com o seu paladar. Você irá gostar!!!

Ingredientes
Pão de forma
Manteiga
Recheio a gosto

Cada fatia de pão de forma é um cestinho. Se preferir o pão de forma sem casca, a cestinha ficará mais uniforme mas fiz com o tradicional, retirando a casca. Com o rolo de massa, amasse a fatia de pão, de forma a mantê-la o mais quadrada possível. A fatia ficará fina.

Unte as forminhas de empada com manteiga (utilizei as formas de empada grande). Coloque o pão no centro da forminha e com cuidado, molde o pão nas laterais de forma. Acrescente o recheio e leve para assar até ficar torradinho.

Quando o recheio é mais úmido, necessita de mais tempo para o fundo também torrar. Se o recheio é mais seco, não há necessidade. O ideal é ter um pouco de molho ou requeijão para o pão não ficar seco.

Recheio da foto:
- calabresa sem pele, picadinha, refogada com alho e acrescido de molho de tomate (pouca quantidade)
- camarão para molho refogado com alho e cebola, acrescido de molho de tomate, leite e um pouco de farinha de trigo para dar uma consistência cremosa.

Arroz com Camarão


Gosto sempre de aproveitar sobra de arroz de forma a fazer algo diferente. É uma maneira de sair do trivial e ousar nas misturas.

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz cozido
400 gramas de camarão para molho
1 ovo
Meia cebola
4 dentes de alho
Azeite
Batata palha (se desejar)
Cebolinha

Coloque um fio de azeite numa panela. Acrescente o camarão temperado com uma pitada de sal. Provavelmente dará água. Vá mexendo até a água secar. Acrescente o alho e mais um fio de azeite.
Acrescente a cebola. Deixe fritar mais um pouco para a cebola murchar e o camarão ficar bem sequinho. Se desejar, coloque pimenta do reino. Eu gosto bem, principalmente moída na hora.
Com o arroz em um pirex, acrescente o ovo. Misture bem. Junte o camarão e a cebolinha. Vire num pirex untado com manteiga e leve ao forno quente. Em média, 30 minutos serão suficientes para o ovo cozinhar. Se quiser, acrescente batata palha.