terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lombo recheado


Eu adoro este lombo!! Para quem gosta do doce com o sal. Do contrário, terá que retirar a maçã da receita e confesso não saber qual será o sabor. Acompanha bem um purê de batata, arroz branco ou simplesmente uma salada de alfaces variadas com tomatinho.
Faça no seu Natal !!! Tenho certeza que irão adorar!!!. Se comprar um lombo inteiro, divida em dois ou até três para assar mais rápido.
Obs.: a foto está com palitos porque não fatiei tudo. Mas retire ao servir!!!!

Ingredientes

1 quilo, 1.200 gramas de lombo (é o que está na foto)
1 maçã ácida
1 potinho/bisnaguinha de patê de presunto comprado pronto em supermercado
Suco de 2 laranjas sem caroço
Bacon em fatias
Cebola
2 colheres de tempero condimentado (ver a minha receita no blog)
1/2 copo lagoinha de vinagre

Lave o lombo. Misture o vinagre com o tempero condimentado e a cebola picada. Deixe o lombo de molho de um dia para o outro. Tampe com papel alumínio e reserva na geladeira. Não faça furos nele.

Acenda o forno a 220ºC.

No outro dia, abra o lombo em 2 partes formando um grande bife mantendo-as três partes unidas. Passe o patê de presunto por toda extensão e por cima, acrescente a maçã descascada e fatiada fina. A maçã deverá ser colocada de comprido e não na transversal.

Enrole o lombo novamente, retornando ao seu formato original. Feche com palitos. Cubra com o bacon fatiado. Por cima, regue com o suco de laranja.

Leve ao forno para assar coberto com papel alumínio. Após 1 hora, retire o papel e deixe assar, regando de forma a ficar bem úmido. Leva em média 2 a 3 horas conforme o forno. Quando o bacon estiver corado, estará pronto.Fatie com uma faca elétrica de preferência, para não desmanchar e retire os palitos.

Aproveite o caldo, coe, volte para esquentar e acrescente um pouco de farinha (pouco mesmo) para dar uma engrossadinha. Sirva numa molheira para acompanhar.

Rendimento: 5 a 7 porções (depende do apetite!!!)



 

Omelete (Por Dico)


Aprendi esta maneira de fazer o omelete, fugindo um pouco do tradicional queijo/presunto ou de salsicha/queijo. Vi que é uma ótima maneira de aproveitar sobras e incrementar bem um prato único à noite. Alimenta, é saudável e de fácil digestão.
Este foi feito com carne de porco picadinha. Pode ser com frango, carne desfiada e até mesmo presunto mas é necessário incrementar com os demais ingredientes.

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de leite
1 cebola pequenina
1 dente de alho grande picadinho
5 tomatinhos picados (ou 1/4 de tomate picado sem semente)
Cebolinha
1 xícara de café de carne picadinha
1 pedaço pequeno de pimentão picadinho
2 fatias finas de queijo picadinho

Misture os ovos com as duas colheres de leite e reserve.

Refogue a cebola e o alho em uma colher de azeite numa frigideira média, antiaderente. Deixe dar uma fritada. Acrescente a carne e continue mexendo com uma colher de pau (não vá arranhar sua frigideira né). Adicione o pimentão, a cebolinha e tomatinho. Mexa mais um pouco para tomar gosto.

Acrescente o queijo. Misture e logo em seguida, acrescente os ovos. Movimente  a frigideira de forma a cobrir todos ingredientes e cobrir toda frigideira. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Ao verificar que o ovo por cima se encontra cozido, vire o omelete e deixe corar também.
Vire em um prato e um ótimo jantar!!!! Rende 1 porção.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Bolo de Milho (por Flávia Valeska)


Gosta de bolo? Milho? Café? Queijo? Então achou a receita certa o seu café da manhã, da tarde, da noite... Ou seja, para todos momentos!!! É uma delícia!

Ingredientes:
2 latas de milho verde
4 ovos
1 xícara (chá) rasa de óleo
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
15 colheres (sopa) de fubá (para angu)
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Acenda o forno em 180ºC.

Bater no liquidificador o milho com a água da lata. Acrescente os ovos, óleo e açúcar. Bata novamente. Com liquidificador ligado, acrescente o fubá aos poucos. Por último acrescente o fermento e bata mais um pouco.

Unte uma forma média com manteiga. Vire a massa. Levar ao forno em 180º C por 40 minutos.

Dica:
A massa fica um pouco mole. Pode acrescentar à massa pedacinhos de queijo minas, requeijão em pedaços ou coco ralado.

Tempero Caseiro


Que tal fazer seu tempero? É muito mais gostoso, saboroso e barato! Você faz o branco, tradicional com alho e sal e um super temperado para suas carnes, molhos, etc.
A cor do temperado varia de acordo com a cor do pimentão usado. Neste usei o vermelho (estava em oferta!!! kkkkk). Experimente. Faça diferente! Tenho certeza que irá gostar.

Tempero branco

Ingredientes:
500 gramas de alho descascado
500 gramas de sal
1/2 litro de óleo de soja

Bata no liquidificador o alho com o óleo. Despeje numa vasilha e acrescente o sal. Mexa para misturar e formar uma massa.


Tempero para carnes

Ingredientes
500 gramas de alho descascado
500 gramas de sal
1/2 litro de óleo de soja
3 pimentões
10 folhas de louro
1 pacotinho de orégano
2 pimentas malaguetas
2 colheres (sopa) cheias de cebolinha
2 colheres (sopa) cheias de salsinha
2 cebolas grandes
2 colheres de vinagre

Bata no liquidificador o alho com metade do óleo. Despeje numa vasilha e acrescente o sal. Mexa para misturar e formar uma massa. Reserve. Sem lavar o liquidificador, acrescente a outra metade do óleo e demais ingredientes. Bata bem. Incorpore na massa de alho reservada a massa de pimentão.  Misture bem até formar uma massa.

Armazene em vidros limpos, colocando papel alumínio e protegendo o bucal antes de tampar. Coloque em vidro pequeno o que for para uso diário. O restante, conserve na geladeira.